jotofi



sexta-feira, 27 de junho de 2008

O novo Brasil




Quem te viu quem te vê! “O Brasil é o país do Futuro!”. É meus amigos, como o tempo é o senhor da razão, o país do futuro já começa a incomodar os ditos países do primeiro mundo e em particular aqueles que produzem petróleo e os que não possuem boas políticas de produção de biocombustíveis.
Um país de dimensões continentais como o nosso, cuja maior riqueza está ancorada no potencial de sua biodiversidade, na criatividade e bom humor do seu povo, possui os atributos de um chamado “país das maravilhas”, muito embora nem tudo sejam flores.
Nós estamos crescendo economicamente muito bem, e possuímos a melhor política de produção de biocombustíveis alternativos, pois no caso específico do álcool produzido a partir da cana-de-açúcar o nosso país é o exemplo de que podemos ter uma solução ambientalmente correta, socialmente justa e sustentável, quando comparada àquela praticada pelos Estados Unidos, que se assenta sobre a produção de etanol com a cultura do milho, a qual assume caráter de maior importância do ponto de vista alimentar.
A biodiversidade existente tanto na microflora como na microfauna, agregada as extensas áreas destinadas ao plantio de alimentos, potencializam as oportunidades para o nosso país se firmar como grande produtor mundial de alimentos. É claro que estamos diante de uma crise mundial na produção de alimentos, mas temos que aproveitar a oportunidade para crescer ainda mais e ocupar os espaços que se oferecem no mercado mundial.
No tocante ao nosso povo, já dizia Domenico De Masi, que dos pré-requisitos exigidos para o homem em tempos de revolução globalizada de conhecimentos, o brasileiro tem todas as características, pois é alegre, bem-humorado e altamente criativo, pois sempre foi acostumado a sobreviver em tempos de crise com muito jogo de cintura.
Este é o país do futuro e o futuro é hoje, aqui e agora. Como dizem os torcedores nos estádios: “Eu sou brasileiro, com muito orgulho e com muito amor”.

Nenhum comentário: