jotofi



terça-feira, 1 de julho de 2008

ATITUDE X COMPORTAMENTO



Entende-se por atitude toda e qualquer predisposição interior que uma pessoa possui e que é usada em sua relação direta com o meio social em que vive. É importante saber esse conceito para não confundi-lo com “comportamento”. Este último é uma conseqüência direta da atitude e se refere às ações que o indivíduo exterioriza com o meio social em que vive durante o seu cotidiano. Deste modo, fica público e notório que o estudo das atitudes de um indivíduo corresponde à compreensão da vida que ele leva na sociedade.
As atitudes muitas vezes são pautadas nas crenças, nos valores, sentimentos e pensamentos do indivíduo. Normalmente as crenças funcionam como um filtro e em determinados momentos elas podem conduzir o indivíduo a um estado de expectativas que podem gerar ansiedade e em algumas vezes levar a motivação. Nesse processo, parte dos valores do indivíduo se deve ao meio social em que ele vive e as influencias que ele estará sujeito em função da realidade vigente. Do mesmo jeito que a pessoa está sujeita a influencias do meio em que vive ela também pode influenciar a cultura na qual ela vivencia.
A atitude possui alguns componentes básicos como é o caso do comportamento, das crenças, do lado afetivo e emocional e o volitivo. Este último ligado às motivações, desejos e necessidades. Qualquer um destes componentes básicos, quando devidamente acionado levará ao “start up” do desencadeamento das tendências às reações, ficando claro neste momento os posicionamentos dos como, onde, quando e os porquês do comportamento que virá a ser adotado.
Pesquisas recentes em grandes corporações revelaram as atitudes mais requisitadas para um colaborador nos dias de hoje. Ser curioso (no bom sentido) e inquieto (nunca ficar acomodado), ter disposição para assumir riscos, saber trabalhar em equipe, ser flexível, capacidade de aprender sempre, boa capacidade de adaptabilidade a diferentes situações, boa comunicação, boa habilidade de perceber e saber lidar com pessoas e disposição tanto para ser estrela como para carregar piano. Você já verificou se possui todas elas?

Nenhum comentário: