jotofi



sexta-feira, 20 de junho de 2008

UMA VISÃO SOBRE CRIATIVIDADE




Que tal você chegar ao trabalho e ouvir seu superior dizer que a tarefa do dia exige que você seja ousado e criativo, e consequentemente ser desafiado para buscar o novo. Você fica sem saber por onde começar e imagina logo soluções complexas para problemas simples.
Enquanto você fica ligado no foco do problema sem ter a visão do todo, você esquece que muitas vezes é preciso recuar para poder avançar. Logo é necessário desmontar uma estratégia para buscar uma nova fórmula que viabilize uma saída para o desafio que foi colocado por seu líder para ser resolvido. A solução então é usar a criatividade.
A criatividade muitas vezes vem do pensar, e na maioria dos casos, aplicá-la não exige muitos recursos materiais e financeiros para ser viabilizada. A criatividade tem na intuição uma grande aliada e no tempo, o fato do prazo nem sempre ser o limite, mas sim uma grande vantagem para que você consiga resolver seu desafio.
A criatividade fruto de uma boa idéia, pode imediatamente ser concebida até mesmo no momento de lazer, ou de uma caminhada. É assim mesmo, a mente não pára, restando a você checar o momento em que a oportunidade fala do interior de seu cérebro (intuição), oferecendo a melhor resposta para a solução de seu problema.
Ser criativo é saber optar pelo “ser” e não pelo “ter”, pois nos dias de hoje o capital intelectual, a criatividade e a ousadia, constituem a riqueza de um homem. Ontem o trabalho privilegiava a força física, a repetição de tarefas e inibia a criatividade, enquanto hoje, o saber administrar o tempo em função das ferramentas tecnológicas, permite que você tenha tempo livre para criar. O que você está esperando?

Nenhum comentário: