jotofi



segunda-feira, 28 de julho de 2008

Mudanças e inovações




O mundo tecnológico demanda cada vez mais inovações para atender às mudanças ocorrentes e também para satisfazer os anseios e as necessidades dos consumidores. Agora mesmo, com a implantação da “Lei Seca”, como popularmente ficou conhecida esta lei, bares, restaurantes e similares já buscam determinados serviços para atender seus clientes. Do ponto de vista da inovação, estar preparado para o inesperado se constitui em regra, tanto para casos de sucesso, como também para prevenir possíveis fracassos. Não necessariamente você precisa fazer coisas novas, mas também é possível fazer coisas antigas com uma nova modelagem.
Uma mudança no processo pode conduzir a uma inovação. Veja o caso de um pedreiro ao rebocar uma parede. Na hora do alisamento, ele mergulha a bucha em um balde com água e espalha sobre a massa colocada na parede, para fazer o alisamento. Uso excessivo de água e meladeira, não combinam com qualidade. A inovação é implantar um spray no cabo da desempenadeira que irá alisar o reboco da parede. Com pouca quantidade de água o serviço estará resolvido sem sujar o ambiente.
Ouvir clientes, perguntar, observar quais os inconvenientes que ele pode encontrar na fila de um supermercado, foi o suficiente para a invenção do scanner ótico para leitura do código de barra. Na medida em que você coloca o produto no carrinho, a leitura é feita de imediato, de maneira que você só gastará alguns minutos para colocar o leitor na máquina que irá emitir o valor total da compra e efetuar o pagamento. As inovações não são feitas para o futuro, mas sim para resolver situações presentes. Do mesmo modo, a evolução de uma inovação deve ser um processo contínuo e muitas vezes construído com a colaboração do próprio consumidor.
Finalmente um alerta para os inovadores! Nem sempre aquilo que deu errado hoje pode e deve ser descartado. Examine o que deu errado e procure utilizar este erro para aprimorar novos produtos. O futuro é desenhado na medida em que observamos o presente.

Nenhum comentário: