jotofi



sexta-feira, 11 de julho de 2008

Talento



Quando procuramos no dicionário a palavra talento, logo vemos que é:
medida de peso e moeda, na antiguidade grega e romana;fig., grande inteligência; aptidão notável; agudeza de espírito; habilidade; pessoa talentosa. A pessoa talentosa sempre foi considerada pelo fato de ser boa em fazer alguma coisa.
Se olharmos para o futebol, vemos que antigamente, o jogador talentoso era aquele que despontava por aplicar dribles incríveis em seus adversários. Para este caso, por exemplo, Pelé e Garrincha foram jogadores talentosos e muito acima da média. Com a evolução do tempo, o paradigma que conceitua um talento foi mudando gradativamente, de modo que hoje, aquele que tem a capacidade de pensar e pensar grande, que procura olhar o mundo de uma forma global, agindo de forma local, que incorpore a sua maneira de ser a flexibilidade e a mobilidade, que saiba substituir a palavra problema por desafios e que seja capaz de transformar ameaças em oportunidades, passou a ser chamado de um talento.
Ser uma pessoa de talento é saber trabalhar de maneira coletiva, daí a necessidade de somar sempre e manter o espírito de equipe. Saber que a grandiosidade do conhecimento se encontra no fato de que este deve sempre ser compartilhado por todos. Deste modo, o ato de transformar o conhecimento em ferramenta que sirva para delinear o futuro que queremos, é o que podemos dizer de verdadeiro estado da arte.
Talento não é mais aquela pessoa que faz bem uma coisa só, mas antes de tudo, aquele que gosta de ser desafiado continuamente em áreas nunca antes incursionadas. Busca-se deste modo, alcançar respostas para os desafios lançados. Talento, finalmente, é ser ator de sua própria carreira profissional, modelando-a na busca constante do aprimoramento e aprendendo diuturnamente os diferentes conceitos na universidade da vida.

Nenhum comentário: