jotofi



sábado, 2 de agosto de 2008

Transdisciplinaridade



A transdisciplinaridade, de acordo com o dicionário, visa articular uma nova compreensão da realidade entre e para além das disciplinas especializadas. Nos dias atuais, a transdisciplinaridade visa formar profissionais cada vez mais completos, compatíveis com as exigências do mercado de trabalho que este futuro profissional encontrará. A dúvida do colaborador é: se limitar somente a sua área de conhecimento, ou incursionar em outras áreas, fazendo mais do que sua função pede e simultaneamente aprender mais sobre outras áreas.
Se a pessoa é especialista em uma determinada área e não exercita o uso de uma visão mais holística de seu mundo de trabalho, ela pode de repente se tornar uma grande ameaça. Conhecimentos fechados e que não são compartilhados em suas especialidades já não são suficientes para compreender, analisar e encaminhar muitos fenômenos atuais.
A carreira transdisciplinar prima por buscar conhecimentos e exercer funções diferentes da área de formação profissional. Transitar por áreas diferentes hoje é uma virtude para o trabalhador, pois isso é visto como uma ação complementar que agrega mais valor a carreira profissional de qualquer pessoa. A transdisciplinaridade permite que informações de diferentes áreas sejam valiosas e permite que o coletivo amplie a compreensão do problema que se quer resolver.
Portanto, se você está aí parado, pensando e se limitando a fazer somente o feijão com arroz, pense: As organizações valorizam profissionais com iniciativa, flexibilidade, transdisciplinares e com diversas competências e habilidades. A transdisciplinaridade é dinâmica, impulsiva e intuitiva. Portanto você escolhe: Ou fica do lado dos “noé”, não é comigo, ou vai à luta se preparando sempre para o inesperado, usando todas suas competências para resolver os desafios que se apresentam no cotidiano de seu trabalho.

Nenhum comentário: