jotofi



quarta-feira, 23 de julho de 2008

VOCÊ E OS OUTROS

Dizem que todos nós usamos uma máscara diariamente para aparentar para os outros aquilo que não somos. Isto é um fato que corriqueiramente afeta a todas as pessoas, que assim procedem para tentar agradar aos outros parecendo o que não são.
Você já parou para pensar como poderia evitar situação tão superficial? Imagine você quando conversa com alguém. Primeiro você fala o que pensa, expõe suas idéias e há uma tendência normal de achar que todos tem o dever de aceitá-las. Você já fez alguma coisa no sentido de deixar as pessoas à vontade para questionar seus pensamentos, suas idéias e suas decisões?
Você já atentou que muitas vezes você é incapaz de aceitar o julgamento que as pessoas fazem sobre o seu modo de colocar as idéias para um grupo de pessoas? Você já se colocou no lugar delas para avaliar o que você mesmo pensa? De fato, muitas vezes nós temos que nos colocar em um plano oposto ao qual estamos para poder avaliar melhor a nossa maneira de agir.
Uma situação que é muito comum na rotina das pessoas, é o fato de cometer algum engano, ou até mesmo não ter uma idéia aceita, nem sempre a pessoa está disposta a aprender com a situação que passou naquele momento, achando que mesmo errada ainda tem razão. É preciso aprender com os erros, ter humildade para compreender a situação e como resultado crescer como ser humano.
Outra situação muito comum é que as pessoas as vezes não sabem dizer o “não” , única e exclusivamente na tentativa de agradar ao próximo e aí não cumpre o prometido e cria uma situação de descrédito. É preciso dizer o “não” utilizando o bom senso e avaliando o contexto de toda situação para não criar problemas com as pessoas.
Procure ser melhor com você mesmo, pois em agindo assim, você será bom com os outros. Avalie suas habilidades, sua postura diante das relações interpessoais, e assim você estará contribuindo para ser uma pessoa melhor.

Nenhum comentário: