jotofi



quinta-feira, 17 de julho de 2008

Segurança Profissional




Tenho observado diariamente o comportamento de vários profissionais tanto no que diz respeito ao desempenho, como a postura e as atitudes adotadas na rotina de trabalho. Um dos problemas demonstrados claramente é que a grande maioria não sabe dizer não ao seu superior e como conseqüência desta ação, ocorre acúmulo de trabalho, tarefas não são realizadas e a desorganização e falta de aplicação de uma lista de prioridades ocasionam toda uma turbulência.
Outro ponto bastante comum, diz respeito às reuniões. Por ocasião das reuniões a primeira dificuldade encontrada é o saber ouvir, e muito mais ainda contextualizar aquilo que está sendo discutido. Problema maior ainda, é a postura reativa, defensiva e a falta de um ponto de vista que seja respeitado pelos demais. É bom lembrar que, respeitar o ponto de vista do colega de trabalho não significa concordar de todo com a idéia defendida por ele, mas sim um gesto nobre de educação que permite ao outro também discorrer sobre suas idéias particulares.
Com toda gama de informações disponibilizadas diuturnamente pelos diferentes veículos de informação, e principalmente pela internet, o profissional não deve adotar uma postura de temor por não saber tudo. Isto é humanamente impossível, mas o mais importante é procurar ter uma visão geral sobre a sua área de atuação e particularmente sobre o mercado, e conhecer bem sua área de trabalho específica. Ter foco no seu trabalho principal, buscar informações nessa área, permitem que qualquer profissional esteja sempre atualizado na sua área de conhecimento.
Querer demonstrar que é capaz de fazer tudo e que é bonzinho para agradar ao seu superior já não rende mais dividendos. Saber administrar e delegar tarefas para a equipe, sendo ao mesmo tempo um músico e regente da orquestra, permite que o trabalho seja executado a muitas mãos e aperfeiçoa tempo e recursos.
Finalmente, vejo que muitos profissionais ignoram os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade. É preciso fazer as coisas de maneira certa, do modo correto e de acordo com os objetivos e metas propostas.

Nenhum comentário: