jotofi



quinta-feira, 22 de maio de 2008

Tema da semana

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA X INOVAÇÃO SOCIAL

Joaquim Torres*

Inovação segundo Schumpeter (1926) é a introdução de um novo bem ou de um novo método de produção, podendo também ser a abertura de um novo mercado ou a conquista de uma nova fonte de suprimentos.
Já a tecnologia é entendida como o conjunto de conhecimentos direcionados à solução de problemas práticos (know-how) bem como as ferramentas e artefatos utilizados para alcançar essas soluções. O desenvolvimento da tecnologia se inicia com uma grande idéia, a qual passa por um processo de enriquecimento, originando um grande projeto de pesquisa e desenvolvimento, tendo como resultado um produto ou processo, o qual a partir da aceitação e primeira comercialização se torna uma inovação tecnológica.
E afinal, o que se considera uma inovação social? São inovações, que estão ligadas a um processo de melhoria do bem-estar dos indivíduos ou das comunidades, através da geração de emprego, de um melhor acesso ao consumo e da participação, podendo assumir as mais diversas formas. Pergunta-se: Que motivos levariam a se criar uma dicotomia entre a inovação tecnológica e a social?
A Inovação tecnológica resulta de um processo social e, de um modo geral, é impossível difundi-la sem fazer apelo às inovações sociais. Vale salientar que a recíproca também é verdadeira. As inovações sociais procuram sempre buscar soluções para questões ligadas às questões econômicas.
As inovações tecnológicas devem agregar o caráter social, bem como também atentar para questões relacionadas ao meio ambiente. Vejam os resultados do micro crédito, da inclusão digital, da rádio comunitária e tantos outros.
Torna-se imperativo administrar o conceito de inovação tecnológica com boa dose do social sob pena da relação causa – efeito ser bem mais danosa.

Nenhum comentário: