jotofi



sábado, 24 de maio de 2008

Disciplina e Organização

Quando falamos das relações de trabalho nos dias de hoje, nos deparamos com duas situações distintas: Ser um colaborador conservador, esperando que as coisas aconteçam naturalmente, ou ter uma postura pró-ativa e procurar se anteceder aos fatos para que as soluções ocorram mais rápidas. Esta é uma dúvida cruel de um amigo que me procurou porque se dizia perdido no tocante à postura que devia adotar na sua empresa.
Segundo ele, é muito comum na organização em que ele trabalha as pessoas dedicarem quase 40% da manhã a abrir e-mails e não saberem se livrar dos “spams”, e ainda por cima de tudo, iniciam seus trabalhos com o messenger “on line”, ou seja, começam a digitar um texto e sem esperar, aparece na tela do computador a mensagem. Para complicar mais ainda a situação, o seu superior diz que a comunicação na empresa deve ser realizada através de e-mails, e o pior é que muitas vezes ele é cobrado por uma tarefa que supostamente não teria realizado, mas seu colega que fez a reclamação não foi capaz de abrir o e-mail e ver o seu pedido atendido.
A solução para esses e outros problemas se encontra na disciplina e organização do trabalho. É preciso avançar sempre, muito embora se saiba que em algumas vezes é preciso recuar para avançar posteriormente. Alguns ambientes de trabalho são demarcados pela falta de comunicação, rodeados por falta de comprometimento, onde as tarefas são apenas executadas, sem qualquer tipo de motivação. Para Eugenio Mussak, professor e consultor em desenvolvimento humano, a dose certa para se disciplinar é integrar três fatores: coragem, persistência e relevância. Disciplina é colocar toda energia à disposição dos objetivos que se pretende alcançar.
É necessário o estabelecimento de uma cultura organizacional que mostre para os colaboradores o caminho que a empresa deseja trilhar, conhecendo muito bem a missão e a visão, combatendo os desperdícios, implantando ações modernas e objetivas e porque não dizer “limpas, reduzindo desperdícios e otimizando o potencial humano, fornecendo autonomia, iniciativa e colhendo com a criatividade que brotará em decorrência de uma maior liberdade para trabalhar.
“Se a pessoa, por mais rica e poderosa que seja não tiver organização e disciplina, acabará fazendo muito pouco por si mesma. Para ter um cotidiano melhor, mais saudável e mais feliz, organização e disciplina são muito mais importantes”, destaca Abílio Diniz em seu livro Caminhos e escolhas.

Nenhum comentário: