jotofi



sexta-feira, 23 de maio de 2008

DESENVOLVENDO NOVAS HABILIDADES

Desenvolver habilidades procurando se descobrir a cada dia deve ser um dever do profissional que tenta manter sua empregabilidade em alta. Normalmente não é preciso exagerar na dose de dedicação para alcançar este objetivo. Cada oportunidade que aparece para você se atualizar deve ser aproveitada.
Algumas pessoas, no entanto nem sempre estão preparadas para melhorar o seu grau de empregabilidade. Outro dia ouvi um relato de uma pessoa que disse que aprendeu coisas novas quando seu superior imediato pediu que ela substituísse um colega que estava de férias. Mudar momentaneamente de função é uma oportunidade para estimular o desenvolvimento profissional e abrir os horizontes.
Um recurso muito forte para melhorar o grau de empregabilidade se chama leitura. Ler é antes de tudo aprender. Manter-se informado é fundamental para obter conhecimento. Além do mais, a administração do tempo para a leitura é uma ação que cabe a qualquer pessoa, pois o tempo é questão de preferência. A leitura promove o aprendizado e torna-se indutora do processo de aprendizagem.
Dizem que uma pessoa é competente quando ela faz justamente o que se espera que ela seja capaz de fazer. Ultimamente, já se fala até no metacompetente, que é aquele que faz mais do que se espera. Daí, o profissional que deseja se manter atualizado deve procurar otimizar ao máximo o seu potencial de trabalho, procurando examinar em quais situações ele é bom, e daí procurar obter o melhor desempenho possível.
Algumas situações devem ser observadas nesse processo. A primeira delas é que não se vive só do trabalho. É preciso pensar na vida pessoal e deixar os problemas para hora marcada. É bom saber buscar a qualidade de vida sabendo no entanto que a perseverança é uma grande ferramenta para alcançar os objetivos planejados, e a esperança e a crença em si próprio constituem o combustível para se chegar ao sucesso profissional.

Nenhum comentário: