jotofi



sexta-feira, 30 de maio de 2008

A importância do ensino profissional tecnológico


É do conhecimento de todos que o mercado de trabalho cada vez mais, exige atributos concernentes a competências e habilidades do trabalhador. As ofertas de trabalho nem sempre são atendidas por falta de pessoas qualificadas o suficiente para preencher as vagas oferecidas.
O ensino profissional e tecnológico foi por muito tempo colocado em segundo plano em nosso país. A regra então, era priorizar a formação de profissionais de nível superior pelas universidades, gerando para o mercado professores, pesquisadores e profissionais liberais.
Somente agora, o Governo Federal resolveu priorizar o ensino técnico e tecnológico. O Estado do Ceará desenvolveu um modelo de ensino Profissional e Tecnológico que passou a ser referência no Brasil que é o Instituto Centro de Ensino Tecnológico – Centec. Trabalhando a formação inicial e continuada de trabalhadores através dos Centros Vocacionais Tecnológicos, formação técnica através dos CVTEC´s e FATEC´s e tecnólogos de nível Superior nas FATEC´s.
Demonstrando de forma clara que é possível formar profissionais empreendedores, nos últimos três anos alunos do Centec ganharam premiações em nível estadual, regional e nacional. O prêmio do protótipo da cadeira de rodas “modelo econômico” se constitui num caso que demonstra claramente que uma cadeira de rodas pode ter preço acessível e deste modelo atender a uma grande demanda reprimida de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Outro exemplo foi à premiação do projeto de produção de mel de abelha em grânulos, tecnologia essa que permite contribuir com mais uma opção de uso do mel como alternativa para substituir o açúcar comum e assim contribuir para uma alimentação mais natural.
Outro caso recente foi à premiação do queijo industrial de melhor qualidade no Festleite realizado no município de Quixeramobim, assim como o trabalho realizado na Fatec de Limoeiro do Norte sobre a recuperação de matas ciliares do Rio Jaguaribe e a de Quixeramobim, projetos de garagem digital e melhoramento genético da carne de ovinos e caprinos.

Nenhum comentário: