jotofi



segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Posso ajudá-lo?



É muito comum você encontrar em grandes cadeias de supermercados, colaboradores que apresentam em suas camisas a pergunta: “Em que posso ajudá-lo?”. Esses colaboradores são pessoas treinadas para oferecer soluções imediatas aos clientes e dar agilidade na busca de determinados suprimentos.
No cotidiano de nossas organizações sempre temos pessoas que necessitam de ajuda, mas lamentavelmente, poucos são os que se prontificam para oferecer o suporte necessário para os encaminhamentos demandados. Logicamente, para ajudar, não é necessário vestir uma camisa que apresente a pergunta citada no parágrafo anterior.
Atos simples, como o de abrir uma porta para uma pessoa que conduz pastas com documentos, ou até mesmo para a pessoa que serve o cafezinho, demonstra o quanto se pode contribuir para o bom andamento dos serviços. O que acontece é que nem sempre as pessoas foram educadas o bastante para agir com espontaneidade em situações como esta.
Ajudar é a palavra chave. Ajudar significa auxiliar, favorecer, facilitar, socorrer, assistir, valer-se, servir-se, aproveitar-se. Ajudar, de preferência espontaneamente, é colaborar para proporcionar um ambiente mais saudável em que as pessoas tratam os colegas de trabalho com respeito. Ajudar é saber ouvir e respeitar o pensamento dos outros, muito embora, na maioria das vezes você tenha suas próprias idéias.
O fato de você ser capaz de ajudar seus colegas de trabalho demonstra a capacidade de você ser útil, além de contribuir para a melhoria da cultura organizacional da empresa, bem como para melhorar a auto-estima da equipe. Não vivemos mais na época do individualismo e sim do trabalho coletivo e somatório de ações que contribuam cada vez mais para termos um ambiente de trabalho sadio que proporcione felicidade para aqueles que gostam de trabalhar fazendo o que gostam.

Nenhum comentário: