jotofi



sexta-feira, 5 de setembro de 2008

EMPRESA BOA PARA TRABALHAR





Nos últimos tempos, as empresas tem procurado focar suas ações em inúmeras iniciativas com o intuito de proporcionar melhores condições de trabalho para seus colaboradores e torná-los mais credenciados a vivenciar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Em uma recente avaliação das melhores empresas para se trabalhar, observou-se que algumas empresas, procuram inovar em suas ações.
Uma das preocupações da maioria das organizações, diz respeito ao investimento na formação de seus colaboradores, o que leva a uma diferenciação competitiva em um mercado que valoriza o capital intelectual e a postura pró-ativa de seus colaboradores. Aliado a este processo, a capacitação também é vista com muito bons olhos, inclusive com algumas empresas fornecendo bolsas de estudo para alunos de curso técnico e de graduação. Ganha cada vez mais incentivo o estímulo ao trabalho em equipe, inclusive com colaboradores conhecendo outras áreas da empresa.
Do ponto de vista do conceito de gestão, a inovação existente diz respeito à “gestão do bem”, a qual tem como princípios, a igualdade, liberdade de expressão, transparência nas relações de trabalho e a elaboração de uma cartilha que explica os direitos dos colaboradores. Empresas da área de tecnologia da informação direcionam forças no sentido de estimular a criatividade de seus colaboradores, de maneira tal que aceitam novas idéias para avaliação e aproveitam as mais viáveis.
Programas que incentivam boas idéias levam a uma situação que os próprios colaboradores participem mais das ações e proponham soluções para muitos desafios surgidos. Um aspecto que chama muita atenção é o estilo de gestão que privilegia os colaboradores que estão na linha de frente. Ações que vão desde o ato dos gestores passando pelo almoço, tornam o clima da empresa bem mais familiar.
A preocupação com o colaborador e como ele se sente leva a que as empresas adotem um quadro onde o próprio colaborador registra como anda seu estado de humor, sua motivação e sua autoestima. A questão da diversidade passou a receber uma maior atenção e consequentemente valorização e respeito sob todos os aspectos de raça, credo, cor, etc. Trabalhar a diversidade e antes de tudo tornar os colaboradores mais motivados para a realização de suas tarefas.
Na realidade, a empresa ideal para se trabalhar seria a que pudesse aplicar todas essas estratégias e como dizia a mensagem de uma delas: “Aqui está tudo em expansão, até a satisfação de nosso pessoal”.

Nenhum comentário: