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segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A Resilência





A tecnologia gera mudanças contínuas. Em um mundo onde o virtual e o digital estão mais presentes do que nunca, estar preparado para mudanças passa a ser um requisito de qualquer organização para manter a sua competitividade em um mercado cada vez mais agressivo. Resiliência torna-se a palavra-chave. Resiliência vem do latim, resílio ou resilié, que significa “saltar novamente”, "voltar ao estado natural" Ao contrário do que muitos pensam, não é estar preparado para agüentar pressão, enchimento de saco, turbulências, etc. A resiliência é antes de tudo, ter a capacidade de administrar mudanças, antevendo cenários futuros e preparar caminhos para adaptar a organização a nova ordem das coisas.
A pergunta que se faz é se os profissionais estão preparados para inserir mais essa competência em seus currículos. Se você é uma pessoa que possui a capacidade de administrar muito bem suas emoções e utilizá-las para apoiar o lado emocional de seus colegas durante períodos de turbulência e de mudança, pode ter certeza que você já começa a apresentar características de um ser resiliente.
Vamos mais à frente no sentido de ver como anda sua capacidade de valorizar o seu “eu”, de saber que você pode e deve estar preparado para ajudar a organização nos momentos de mudança. Possuir a auto-estima (capacidade que a pessoa ou o grupo tem de respeitar, valorizar e amar a si mesmo) em alta é outra característica de uma pessoa resiliente.
Se você é uma pessoa aberta às inovações tecnológicas e avalia muito bem a aplicabilidade das inovações aos produtos, processos e serviços de sua organização tenha certeza de que você é uma pessoa resiliente. Some-se a tudo isso a capacidade criativa, a utilização do pensamento e das idéias para contribuir com a solução de problemas e tenha certeza de que você é capaz de ser o agente da mudança de que sua empresa necessita. Não espere que as coisas aconteçam, seja a mudança que você deseja e lembre-se que mudar faz bem.

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