jotofi



quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Relações pessoais: Pequenos lembretes



Boas regras no que diz respeito ao relacionamento entre as pessoas no cotidiano quase sempre são deixadas em segundo plano, mas é bom lembrar que utilizá-las pode fazer a diferença. A primeira delas e talvez a que mais incomoda e que gera muitos desentendimentos é o fato de que na maioria das vezes nós não sabemos ouvir as outras pessoas. É preciso fazer com que as pessoas que falam conosco se sintam a vontade e nós saibamos ouvir e respeitar o que ela pensa, muito embora não seja necessário concordar com o que ela diz.
Ser paciente durante uma conversa e demonstrar ao nosso interlocutor que nós estamos atento ao que ele fala é por demais importante. Caso seja feita alguma crítica, esta preferencialmente deve ser construtiva, devendo a calma prevalecer. É necessário conter a ansiedade e o instinto, dando espaço para o consenso na hora das decisões.
Um outro ponto que gostaria de destacar é que na maioria das vezes nós não nos colocamos no lugar das outras pessoas para entender melhor determinadas situações. É preciso ter um olhar do todo sem descuidar dos objetivos que estão em discussão.
Ser claro e cordial, primando pela educação, é saber abrir caminhos e fazer a diferença. Uma saudação desejando um bom dia, um sorriso no rosto pode fazer a diferença. Lembro aqui uma mensagem que vi em uma revista que dizia: “Pelo sorriso, você não distingue quem é cliente e quem é colaborador.”
Empatia é outro fator a ser levado em consideração. É essencial que ela ocorra para se tirar um maior proveito dos relacionamentos, pois as pessoas sempre desejam a atenção de seus interlocutores. Uma boa semana para todos!

Nenhum comentário: