jotofi



segunda-feira, 8 de setembro de 2008

LEMBRETES DE DRUCKER





Já me reportei anteriormente sobre alguns pensamentos do guru da Administração, Peter Drucker, um homem cujo legado em muito contribuiu e ainda contribui para o dia-a-dia das organizações. Hoje, gostaria de compartilhar com vocês alguns lembretes que Drucker fazia por ocasião de suas palestras para grandes executivos.
Em uma palestra para empresários, se referindo à formação de lideranças e, especificamente, ao auto-desenvolvimento das pessoas, afirmou que: “Assim como ninguém aprende tanto sobre um assunto como o homem que é obrigado a ensiná-lo, também ninguém se desenvolve tanto como o homem que tenta ajudar os outros a se auto-desenvolverem” Quem lidera deve saber sempre que deve ensinar de forma continuada aos seus colaboradores a buscar o auto-desenvolvimento. Formar equipes de alto desempenho requer de um gestor trabalhar a construção do potencial que cada colaborador apresenta e ainda não conhece.
“Deve-se aprender a ver as mudanças sociais, tecnológicas, econômicas e demográficas como oportunidades e não como ameaças.” Uma das teclas mais batidas pelos executivos era justamente a resistência às mudanças, principalmente quando as mesmas eram oriundas de uma relação causa – efeito de uma economia globalizada. Ver o que ninguém via, principalmente em momentos de caos, e, daí, tirar resultados positivos, era um dos pontos fundamentais para implementar as mudanças necessárias.
“A posição dentro da empresa não confere privilégios nem poder. Impõe responsabilidade”. Quando se referia ao posicionamento de gestor em detrimento do posicionamento de chefe, Drucker era bastante enfático no tocante ao verdadeiro exercício da liderança nas grandes corporações. Já apregoava as mudanças na hierarquia das empresas com menos verticalização e mais horizontalidade, levando a uma maior flexibilidade e maior participação de todos.
“Defender o ontem, isto é, não inovar, é mais arriscado do que fazer o amanhã”. A resistência às mudanças sempre foi uma tônica durante as palestras de Drucker. É necessário saber quando mudar e sair da zona de conforto. As pessoas hoje podem fazer escolhas mesmo com todo aparato tecnológico, mas devem estar preparadas para serem gerentes de si mesmo.
O legado deixado por esse grande pensador poderia se resumir ao fato de que cada pessoa deveria estar sempre preparada para o inesperado (seja ele bom ou não), e a busca pela excelência do capital intelectual, quando afirmava que “examinando as falhas operacionais, poderia se descobrir que a necessidade é a mãe da inovação.”

Nenhum comentário: