jotofi



sexta-feira, 26 de setembro de 2008

PODER DE DECISÃO




A palavra da semana é decisão, que segundo o dicionário significa Lat. decisiones. f., acto ou efeito de decidir; resolução; deliberação; sentença;intrepidez; coragem; desassombro; A nossa vida é uma eterna decisão. Segundo a enciclopédia virtual Wikipédia, Tomada de decisões é o processo pelo qual são escolhidas algumas ou apenas uma entre muitas alternativas para as ações a serem realizadas.
Para decidir, você pode basear-se em propósitos de conformidade com os objetivos que você pretende alcançar. A decisão também pode ser baseada em probabilidade, partindo do princípio de que a uma ação existente existe uma reação correspondente. O processo de decisão segue algumas fases: Em princípio você identifica o problema. O que você terá que decidir? Qual será a melhor escolha? Depois você procura examinar quais as opções existentes e a partir desse ponto, avalia cada uma delas e escolhe a melhor opção dentro do seu ponto de vista.
O ato de decidir leva em consideração uma avaliação contextualizada do problema de modo a se ter uma visão de suas causas e de seus efeitos. Se a decisão privilegiar os efeitos em detrimento das causas, o tiro sairá pela culatra. A decisão pode ser baseada na intuição, haja vista que até o momento da escolha, muitas pessoas estarão indecisas. Isso é natural, pois a decisão possui racionalidade limitada.
Falando em decisão, no próximo dia 5 de outubro, mais uma vez, os brasileiros, exercendo a democracia plena, estarão decidindo o rumo de nossos municípios. É um dia importante, em que a cidadania exercida por cada um de nós, impôe-nos uma responsabilidade na escolha dos governantes que irão ser responsáveis pelos destinos dos municípios.

Nenhum comentário: