jotofi



sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Comportamento




Comportamento: 1 Maneira de se comportar; procedimento. 2 Psicol Em sentido restrito, designação genérica de cada modo de reação em face de um estímulo presente; em sentido amplo, qualquer atividade, fato ou experiência mental, passível de observação direta ou indireta. C. social, Sociol: todas as maneiras de agir relacionadas com a presença ou influência de outros. É assim que vemos o significado da palavra comportamento no dicionário. Comportamento nos leva diretamente ao nosso cotidiano, e a grande dúvida é porque oferecemos resistência a mudar nossos padrões comportamentais no dia-a-dia?
Diariamente, temos a opção de fazer tudo igual ou de agir de um modo diferente. No primeiro caso, o comodismo é a grande tentação do impedimento de toda e qualquer mudança pelo simples fato de que é melhor deixar as coisas como elas estão e esperar para ver o que acontece. Já no segundo, nós mudamos para sair da rotina desgastante. Gastamos até mais um pouco de energia, mas o simples fato de mudar, tentar e conseguir fazer as coisas de modo diferente nos proporciona uma oxigenação da alma, do humor, de se evitar fazer tudo igual.
É preciso ter ousadia, garra, determinação e saber que a vida é constituída de desafios e mais do que nunca saber que diariamente nós somos testados. Toda esta percepção pode nos levar a uma melhoria no estado de motivação. A opção entre a rotina e a mudança, encontra os limites na linha divisória da acomodação, da estabilidade e de um menor gasto de energia que tangencia a inquietação, a aventura e a mudança. A opção é nossa de escolher o que for melhor.
Se no nosso cotidiano, sentimos vontade de mudar porque algo não nos agrada, cabe tão somente a nós saber que temos consciência de que algumas ações e sentimentos que não nos agradam, podem ser contornadas, e que sair desse ponto de inércia vai exigir uma grande vontade e determinação de mudar de nossa parte. Lembro aqui uma parte da letra da música “Cotidiano” do grande compositor e cantor Chico Buarque de Holanda, quando diz: “Todo dia eu só penso em poder parar / meio-dia eu só penso em dizer não / depois penso na vida pra levar / e me calo com a boca de feijão” Conviver continuamente com a dúvida de mudar ou permanecer no atual “status” de vida, é uma opção que só nós mesmos poderemos tomar.
Portanto, caro leitor, se as coisas andam meio repetitivas, aproveite o momento para avaliar seu comportamento, observando como você se vê no cotidiano e como as pessoas enxergam você. Se o resultado for positivo, não se acomode e vá em frente. Caso contrário aproveite o momento para mudar seu comportamento.

Nenhum comentário: