jotofi



quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Desenvolvimento e Educação



O Brasil experimenta uma onda de crescimento econômico que o coloca juntamente com a Rússia, Índia e China, como países emergentes, mais conhecidos como BRIC. O despertar de um país de dimensões continentais como o nosso, passa a exigir melhores indicadores educacionais em todas as instâncias.
Uma forte educação de base, com um bom ensino que prepare o estudante de hoje para ser um bom profissional do amanhã, deve trabalhar não só as matérias integrantes do plano de ensino, mas também, prepará-los para a vida, pois a vida é a maior de todas as escolas, onde o aprendizado contínuo passa a ser a regra.
Os noticiários na imprensa escrita, falada e televisada, quase que diariamente mostram a necessidade do mercado de trabalho pelos profissionais mais requisitados. Áreas com o agronegócio, construção civil, logística, meio ambiente, mineração e petróleo entre outras, apresentam vagas de trabalho para vários profissionais.
Investir em uma educação de qualidade que permita um bom ensino fundamental, um ensino médio integrado ao profissionalizante, constitui o passo inicial para formar bons profissionais. Isso posto, o acesso ao ensino técnico, ao tecnológico e ao superior, permitirá sem dúvida que os futuros profissionais escolham áreas de atuação que são demandadas pelo mercado de trabalho.
Em uma avaliação do mercado de trabalho nas ares de finanças, jurídica, tecnologia, marketing, engenharia, agronegócio, ficou claramente demonstrado que carreiras como gerente e diretor comercial, gerente e diretor industrial, gerente de marketing, gerente e diretor jurídico, gerente de logística, gerente de novos negócios, gerente de TI, estão com alto valor no mercado de trabalho.
Investir cada vez mais na educação de boa qualidade passa a ser regra no nosso país, ou estaremos fadados a importar mão-de-obra qualificada.

Nenhum comentário: