jotofi



domingo, 10 de agosto de 2008

ENSINO PROFISSIONAL





Em um mundo em constantes mudanças, é chegada a hora do ensino médio oferecer melhores condições aos alunos e partir para o grande desafio de diminuir os índices de evasão escolar. Apesar de a evasão escolar ainda ser um problema, o número de alunos que abandonam o ensino médio, segundo o censo escolar 2005 do Instituto Nacional dos Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), 18% dos alunos que se matriculam no ensino médio não concluíram os estudos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio 2004 (Pnad).
Muitos adolescentes e jovens brasileiros abandonam a escola para se dedicar ao trabalho, mas boa parte deles depois termina por retornar aos estudos. Comentando sobre este fato, a socióloga Mary Castro, cita que apesar de os jovens criticarem o ensino, ainda prestigiam a escola. "Eles fazem queixa da escola, mas sabem que o mercado de trabalho exige cada vez mais escolaridade”.
O Governo do Estado do Ceará acaba de implantar um novo projeto pedagógico: escola de educação profissional em tempo integral. Ter a oportunidade de cursar o ensino médio em tempo integral com o ensino profissionalizante agregado, é sem sombra de dúvida um grande estímulo para os jovens que passam a ter a oportunidade de buscar uma qualificação profissional a qual poderá abrir as portas para o mercado de trabalho.
Escola com 14 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratórios de Ciências e Informática, jardim e ginásio poliesportivo. Cursos profissionalizantes de Enfermagem, Informática e Turismo, se constituem sem dúvida em um grande passo no sentido de preparar melhor os jovens, que após concluírem o ensino médio, já estarão credenciados para atuar no mercado de trabalho.
Outra decisão, também de grande importância por parte do Governo Estadual, diz respeito a transformação de nove CVT´s em CVTEC´s. Estes, constituem centros de formação profissional com ensino técnico, e a criação de mais duas Faculdades Tecnológicas Centec, em Iguatu e Itapipoca. Deste modo, o Estado do Ceará está iniciando um grande salto de qualidade na educação profissional e tecnológica, e em um espaço de tempo muito breve, será o estado brasileiro com a maior rede de educação profissional e tecnológica. É a escola se adaptando ao aluno e se tornando mais atraente com um ensino de melhor qualidade.

Nenhum comentário: