jotofi



sexta-feira, 31 de outubro de 2008

CRISE




A palavra da semana é crise. E dessa vez nunca se falou tanto em crise na imprensa. Palavra originada do Lat. crise Krísis s. f., alteração para melhor ou para pior no curso de uma doença; ataque, acometimento, acidente; momento perigoso ou decisivo de um negócio; perturbação que altera o curso ordinário das coisas; situação de um governo que encontra dificuldades muito graves em se manter no poder. moral: luta interior entre dois sentimentos; ministerial: espaço de tempo entre a queda de um ministério e a constituição de outro que lhe sucede.
A crise que se dispersa neste mundo globalizado e que teve sua origem nos Estados Unidos da América, tem muito de conseqüência de políticas de juros indevidas, especulação no mercado imobiliário entre outras causas. Mas o mais importante é se saber que em nenhum momento uma nação, as pessoas que nela vivem podem se deixar abater pelo temor da crise. Vale a prevenção como regra para se adotar às medidas que possam contribuir para evitar um mal maior.
Manter uma postura de equilíbrio diante de uma crise, procurar se antecipar aos fatos tomando as medidas cabíveis para evitar um dano maior e aproveitar o momento de crise para dele extrair oportunidades constituem condições básicas para qualquer nação ou qualquer pessoa administrar o momento de aparente instabilidade.
É plenamente possível extrair pontos positivos de um momento de crise, pois a instabilidade que gera o desequilíbrio para uns, é a mesma que gera o equilíbrio para outros. Ordenamento, disciplina, visão de cenários futuros e ver o que ninguém é capaz de ver, podem gerar uma gama de oportunidades nos momentos de crise. Que o atual momento de instabilidade no mercado mundial, sirva para nós brasileiros avaliarmos melhor nossos procedimentos do dia-a-dia e não se abater com a “onda” de ordem econômica que paira sobre os mercados globais.

Nenhum comentário: