jotofi



quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A Qualidade Total e as Necessidades e Expectativas dos Clientes.


Aproxima-se o final do ano, época em que as vendas e consequentemente os negócios prosperam com a injeção de recursos financeiros oriundos do pagamento do décimo terceiro salário. Você já avaliou como sua empresa se prepara para atender as necessidades e expectativas dos clientes? Vamos então lembrar alguns pontos fundamentais no que diz respeito à Qualidade Total.
Partindo do princípio que os clientes constituem a própria razão da existência da empresa, é bom lembrar que se faz necessário antever as reais necessidades dos clientes e trabalhar no sentido de superar toda e qualquer expectativa que eles tiverem.
O modelo administrativo de sua empresa deve ser o mais participativo possível para transmitir energia positiva para seus, de maneira que o objetivo maior é conseguir um efeito sinérgico no qual o todo é maior do que a soma entre as partes. O comprometimento de todos tem um objetivo maior que é o atendimento das reais necessidades dos clientes, lembrando que aquele que vende, vende soluções, vende sonhos.
Algumas palavras são mágicas para o sucesso de vendas em uma empresa. Comprometimento no sentido de realmente vestir a camisa da organização, confiança na valorização dos produtos e serviços que são vendidos, propósito em função dos objetivos que se pretende alcançar, bom humor e acrescido a ele à boa receptividade para com o cliente, além daquele sorriso. É sorriso, isso mesmo! Lembre-se que em uma empresa que pratica a qualidade total, pelo sorriso não se distingue quem é cliente e quem é colaborador.
Diga não ao comodismo e procure sempre a melhoria contínua. Acompanhar, e até mesmo antecipar as mudanças que ocorrem na sociedade, é uma forma de garantir mercado e descobrir novas oportunidades de negócios. Adote uma visão holística e sistêmica gerenciando por processos e lembre-se que tudo se acha integrado em uma cadeia: pedidos, estoques, crédito, atendimento, embalagem e entrega. Aproveite e comece enquanto é tempo a fazer uma avaliação desses procedimentos. Breve voltaremos ao assunto.

Nenhum comentário: