jotofi



quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O Gestor e os Tempos Atuais






Sempre quando se aborda os processos de mudança em uma empresa, devemos pensar que a mudança não se gere, procura-se antecipá-la, antevendo-a, analisando os cenários e liderando o processo de sua implantação.
O gestor moderno em uma empresa deve trabalhar com metas compatíveis com sua empresa, determinando os meios para atingir suas metas, colocá-las em prática e manter um processo contínuo de avaliação.
Na atualidade, o perfil traçado para o gestor passa por verdadeiras mutações. Não é chefe e sim um líder que possui a característica de trabalhar em equipe, apresenta disposição para aprender sempre, já que a dinâmica das mudanças é um processo quase contínuo.
Algumas características são fundamentais para o aprimoramento do gestor moderno tais como:
A modéstia – é uma delas e se caracteriza como uma peça fundamental para o sucesso do administrador. A necessidade de uma autocrítica é essencial para não levá-lo a uma cegueira situacional dentro da empresa. A postura pró-ativa aliada a capacidade de traçar cenários futuros, permite que ele antecipe às mudanças necessárias. Em todo esse processo ele não descarta, em nenhum momento, o feedback, essencial para saber os rumos dos anseios e necessidades dos clientes.
Como um líder que administra um negócio qualquer, ele deve estar preparado para o inesperado, seja ele positivo ou negativo. Prestar atenção nas mudanças de atitude, principalmente na percepção das pessoas mais humildes, permitirá uma ambientação melhor no contexto geral da organização.
Outro ponto que o gestor deve levar em consideração é que toda e qualquer empresa possui uma cultura e uma missão, enquanto ele, como gestor, é uma pessoa que têm personalidade própria. Neste ponto, sempre que possível, deve existir sempre a combinação perfeita entre a cultura da empresa e a personalidade do indivíduo.
A realização profissional de um gestor obriga-o a se comportar e agir não como as outras pessoas desejam, mas sim como sua personalidade própria e visão administrativa que permita ao mesmo ter controle de sua carreira como gestor. Finalmente, o gestor moderno deve pensar grande, estando aberto para as inovações e estimulando a criatividade.
_____________________

Nenhum comentário: