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quinta-feira, 25 de março de 2010

Um novo olhar sobre a educação







A educação brasileira ainda se constitui um gargalo sério no processo de desenvolvimento econômico e social. Sobram vagas nas universidades públicas, o processo de aprendizagem deixa a desejar, isso sem mencionar outros pontos fracos que conduzem a uma classificação baixa no ranking mundial do segmento.

A vontade política para mudar o quadro educacional brasileiro com o intuito de se alcançar a excelência na formação de bons profissionais está ligada a uma série de fatores. Vontade política dos governantes é a primeira, pois formar bons quadros profissionais é praticamente uma questão de ordem.

A participação dos pais é de fundamental importância, pois o incentivo necessário ao ato de aprender pode surgir com o exemplo de dentro de casa. Os pais devem acompanhar o processo de aprendizagem de seus filhos, estimular a busca pelo conhecimento utilizando livros, internet, brinquedos, jornais, revistas, etc.

Paralelamente, o estímulo à pesquisa reflete na criatividade, na troca de idéias, nas abstrações, no poder de associar os elementos estudados, refletir sobre possíveis soluções. Vale lembrar que o processo de adoção do ENEM conduz o aluno a uma visão geral de conhecimento, onde ele exercitará o seu modo de pensar sobre soluções de problemas, passará a ter uma visão mais crítica do mundo e terá ao seu alcance um grande acervo de conhecimento para ser trabalhado.

Outro ponto a ser levado em consideração é focar o processo de avaliação discente no modelo formativo, pois a avaliação somativa transforma o aluno em uma mera nota. O aluno se apega muito a nota e ao fato de estudar para passar. A nota passa a ter um destaque maior do que o fato de aprender.

Pelo lado docente, mudanças de posturas são continuamente cobradas em função das ferramentas tecnológicas disponíveis e que criam condições de poder se trabalhar a aula em vários formatos, incluindo a participação ativa dos discentes. Não existe mais espaço para o professor “rei da sabedoria”, que somente ele detém o conhecimento.

A internet se apresenta como ponto forte na medida em que auxilia. Extrapola o conceito da sala de aula tradicional, apresenta mecanismos como blog, twitter, e-mails, etc, encurtando distâncias e aproximando professores e alunos de um conhecimento disponibilizado 24 horas.

Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade. "

(Voltaire)

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