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quinta-feira, 8 de abril de 2010

ELOGIANDO E REPREENDENDO





 
Tenho observado que na maioria das vezes, os gestores são eficazes no ato de repreender um colaborador e no que compete ao ato de elogiar a eficiência já não é a mesma. Se as organizações defendem que os colaboradores são pontos fortes e que o sucesso do empreendimento depende do bom desempenho deles, mas do que nunca é necessário praticar a ação de elogiar pelo desempenho.

 
Ao elogiar, o gestor estará contribuindo para os colaboradores realizarem seu pleno potencial, daí porque é fundamental elogiar quando eles fazem as coisas certas. No ato de elogiar, procure compartilhar sentimentos e principalmente ouvir o colaborador e com isso a autoestima daquela pessoa estará em processo de fortalecimento, o que é salutar para ambas as partes.

 
Ressaltar tanto o desempenho como o comportamento do colaborador é fundamental para encorajar o contínuo aprimoramento profissional e consequentemente estreitar as relações entre os gestores e aqueles que estão na linha de frente.

 
No tocante a repreensão, é de fundamental importância que a aplicação se baseie no princípio de que somos nós que gerenciamos nosso comportamento e por este motivo não poderemos ser injustos no ato de repreensão a um colaborador, de modo que o foco deve ser no sentido de repreender o comportamento e nunca a pessoa.

 
Não cometer injustiças, procurar ouvir o colaborador e a outra parte se houver; investigar as informações, buscando procedimentos que corrijam rotas no sentido de se observar os valores da organização, os quais guiam os princípios, missão e visão que foram trabalhados durante o planejamento estratégico.

 
Os que merecem elogios são os que melhor sabem suportar as censuras. "

 
(Alexander Pope)

 
Os que merecem a punição aceitam-na com o espírito sereno."

 
(Ovídio)

 

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