jotofi



quarta-feira, 17 de março de 2010

Liderança e atitude proativa


Liderança é uma das palavras mais utilizadas no processo de gestão empresarial. Os mais variados estilos de liderança são relatados em inúmeros livros publicados sobre o assunto. Mas afinal, em tempos de competitividade e de trabalho baseado em projetos repletos de objetivos, metas e resultados, qual o estilo de liderança desejado em uma organização?

O líder desejado nos dias de hoje é aquele capaz de fazer a diferença. Ele consegue ver aquilo que ninguém é capaz de ver. Quando você se encontra diante de um determinado problema e leva até o seu líder, de imediato ele perguntará a você qual a solução que você possui. Líderes que estão entre suas equipes e ao mesmo tempo dentro delas são os desejados pelas organizações.

Eles exigem de seus colaboradores uma posição de proatividade, dentro da filosofia de que quem se desloca tem preferência. Eles vivem diuturnamente o modo de fazer, de pensar, de agir de seus colaboradores. Eles repassam atribuições para as equipes de trabalho, mas ao mesmo tempo, ele confia no potencial de cada um de seus colaboradores.

Muito se fala que é papel do líder buscar oportunidades, novos negócios, inovações, etc; mas esquecem que dentro dessa missão encontra-se a valorização de sua equipe de trabalho, ou seja, saber lidar com as pessoas e valorizá-las. Líderes trabalham constantemente o desenvolvimento de suas equipes, para que todos do time possam ter capacidade e segurança para entregarem seu melhor em suas atividades e seus objetivos.

Liderança é hoje em diante a capacidade de trabalhar no sentido de alcançar os resultados desejados pela empresa, mas antes de tudo, trabalhar o desenvolvimento de equipes altamente qualificadas, se comunicar com clareza e entender que competências podem ser desenvolvidas por cada colaborador.

O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente o ultrapassem em seu conhecimento e habilidade."

(Fred A. Manske)

Nenhum comentário: