jotofi



quinta-feira, 4 de março de 2010

Seja você mesmo!


Em qualquer reunião, seja ela de trabalho ou não, sempre existe a figura do sujeito pessimista. Ele é uma figura capaz de colocar pedras de gelo nas mais preciosas idéias e ações. Pra ele o correto é não mudar. É deixar as coisas como estão e esperar para ver o que acontece. Não é fácil fazê-lo mudar de postura e persuadi-lo a adotar uma postura criativa com boa dose de otimismo.

De um modo geral as pessoas costumam pensar que só os cantores, artistas e filósofos podem ser criativos. Rotulam-se de incapazes de realizar determinadas tarefas quando mal sabem que possuem atributos que permitem a realização de missões com as quais nem imaginavam poder realizar.

É sempre assim, a postura negativista, de colocar sempre dificuldade diante de desafios e missões que surgem no dia a dia, leva sempre a fugir do que é novo com medo dass coisas não se realizarem. O fato é que essas pessoas realizam uma punição prévia sobre si mesma e nunca procuram se esforçar o suficiente para alcançar os resultados  por falta de uma visão de futuro e uma boa dose de otimismo. Pra elas se acontecer o erro, o fato é grave e decepcionante e torna-se impossível aprender com os erros cometidos.

Cada pessoa possui um horizonte de vida. Nesse horizonte estão as realizações profissionais e pessoais. Além desse horizonte existe vida e o mundo continua depois dele. Conseguir enxergar além desse horizonte é vislumbrar o impossível e torná-lo realidade dentro de um processo de planejamento de crescimento pessoal, de reciclar tudo o que se faz e procurar fazer cada vez mais dando o melhor que puder.

Portando, quando você estiver em uma reunião, pense muito antes de falar e não se esqueça de controlar sua apreensão (quando você deseja resolver um problema de imediato e pensa em uma solução), pense na busca dos dados essenciais para a solução do problema, isto se chama de preparação. Trabalhe a tabulação dos dados, isto se chama incubação, verifique se os resultados são viáveis e em caso positivo concretize seu trabalho, caso contrário, avalie o processo, pois isto faz parte da solução.

Finalmente, lembre-se que nós não podemos mudar as pessoas, mas podemos sim influenciar suas escolhas.

Nenhum comentário: