jotofi



quarta-feira, 3 de março de 2010

O PROTETOR DAS FLORESTAS


Todos falam do aquecimento global e dos desastres ambientais que ocorrem diariamente em todo mundo. A natureza procura se defender, respondendo aos abalos e as degradações que sofre. Se muita ênfase é dada ao relato das catástrofes, pouco se fala sobre àqueles que procuram defender o planeta.

Padre Cícero, após ser escolhido o cearense do século, acaba de receber uma honraria das mais significativas, qual seja o de “protetor das florestas”. E o que o padre Cícero tinha de ação no tocante ao meio ambiente? Os preceitos que eram repassados a todos que o procuravam.

Não derrube o mato nem mesmo um só pé de pau.

O homem desde o princípio de sua criação trabalha sempre na exploração das florestas de modo extrativista, eliminando-as com os mais diferentes objetivos e com isto ocasiona mais problemas ambientais do que soluções.

Não toque fogo no roçado nem na caatinga.

O modelo de agricultura convencional ainda perdura ocasionando verdadeiros desertos no sertão nordestino, de maneira que pouco a pouco o resto de mata nativa vai desaparecendo.

Não crie o boi nem o bode soltos; faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer

Não adianta colocar o carro na frente dos bois. Primeiro fazer o pasto e depois criar o gado de forma intensiva com o modelo de pastoreio rotativo.

Não plante em serra acima nem faça roçado em ladeira muito em pé; deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza.

Se não plantar corretamente, a erosão leva a plantação e causa avalanche de terras prejudicando as populações que residem no pé da serra.

- Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água de chuva

- Represe os riachos de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta

- Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só

- Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema; elas podem ajudar a conviver com a seca

Homenagem justa e merecida a um dos cearenses mais representativos de todos os tempos. Padre Cícero foi um homem à frente do seu tempo. Possuía uma visão de futuro de fazer inveja a muitos doutores. O reconhecimento dado por uma renomada organização como o Greenpeace é um orgulho para todos nós cearenses.

Nenhum comentário: