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sábado, 24 de outubro de 2009

Uso de ferramentas tecnológicas na educação







A utilização das ferramentas tecnológicas nas instituições de ensino deve ser considerada uma regra, visto que o sistema de aula tradicional hoje em dia não mais desperta o interesse do aluno e muito menos estimula o processo de construção do conhecimento.

Dessa maneira, os novos tempos exigem que mudanças sejam realizadas no processo do ensino, de modo a tornar as aulas mais interessantes. A passividade do aluno diante de um mestre que se limita ao simples ato de expor um determinado assunto e ignorar o senso comum do aluno bem como sua criatividade, em nada contribui para a formação de um cidadão.

Utilizar uma aula que se estimule a participação dos alunos como atores do assunto a ser ensinado, é uma forma de estimular o processo de ensino – aprendizagem e a utilização de ferramentas tecnológicas vem agregar valor ao processo educativo na medida em que estimula e maximiza o potencial criativo e o desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos.

Um ponto importante deve ser levado em consideração nesse processo. As ferramentas tecnológicas constituem um meio de melhorar a participação dos alunos na aula e o professor passa automaticamente por um reposicionamento atuando como um facilitador do processo de ensino e aprendizagem.

A atuação do mestre nesse processo deve levar em consideração o fato de as ferramentas tecnológicas serem utilizadas dentro de um padrão pedagógico que agregue além do conteúdo básico da disciplina, valores na formação e desenvolvimento de habilidades dos alunos com o objetivo de facilitar a aprendizagem.

Acresça-se a tudo isso que, é necessário permitir o acesso dessas ferramentas tecnológicas a todos, sob pena de se criar uma massa de analfabetos tecnológicos.
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foto disponível em: escolaprof.files.wordpress.com/2009/03/comput...

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