jotofi



quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Atitude positiva.




Que o mundo passa por transformações com bastante rapidez todos nós sabemos, mas a tecnologia na maioria das vezes gera soluções para problemas criados por esta própria tecnologia. Tudo gira em torno de ferramentas tecnológicas e as relações entre indivíduos ficam cada vez mais frias.

Com todos os avanços ocorridos, vivemos em um mundo que dificilmente o lado bom das coisas é valorizado. Parece em princípio que a banalização daquilo que é errado por incrível que pareça leva a pontos positivos, a audiência na mídia sobe e se está na mídia vira sucesso.

Veja por exemplo uma relação aluno x professor. Nesta relação em grande parte do ensino e aprendizagem, quando o aluno erra, o que é regra é a punição através de uma nota (avaliação somativa) ou uma reprovação. Como é possível aprender com os erros se estes normalmente levam a punição de seus autores?

É necessário urgentemente por em prática a arte do elogio, o respeito ao senso comum e saber aprender com os erros. Desenvolver práticas de procurar ver a importância do lado bom das coisas e incentivar àqueles que atuam na construção de relações interpessoais melhores proporciona um bom ambiente de convivência.

Agir positivamente, respeitando o semelhante sem nunca o destratar é atitude que dignifica o ser humano e contribui para a elevação de sua autoestima. Muitas vezes dizer “muito obrigado”, “por favor,” com um largo sorriso no rosto, se constitui em atitude positiva e melhora substancialmente as relações interpessoais.

Atitudes positivas geram efeitos benéficos e muita sinergia entre pessoas e em um mundo em que só tem espaço na mídia notícias que degradam as relações entre seres humanos, tratar o semelhante como você gostaria de ser tratado é tudo de bom que o mundo precisa.

Nenhum comentário: