jotofi



terça-feira, 20 de outubro de 2009

Atendimento é bom e todo cliente gosta.


Um dos maiores problemas existentes nas empresas é o que diz respeito ao atendimento ao cliente. São vários os bordões utilizados para demonstrar a importância do atendimento. “Posso ajudá-lo?”; “Você em primeiro lugar.”
A realidade é que nem sempre o atendimento respeita o cliente, como ele merece, e parece que de nada adiantaram os inúmeros treinamentos realizados com os colaboradores. Pode-se enumerar erros comuns no atendimento ao cliente tais como: Frieza, irritação, apatia, superioridade, inconsistência e tantos outros que surgem. Se o cliente demanda por uma solução para um problema de qualidade do produto que está fora dos padrões estabelecidos, normalmente o atendimento recai no famoso “passa a bola para frente”, ou mais precisamente, “isso não é com o meu setor”.
O atendimento deve ter como princípio o fato de que aquele que atende deveria se portar como se ele mesmo fosse o cliente. Baseado nesse aspecto, o pronto atendimento, de modo claro e educado, passa a ser o ponto de partida para um bom relacionamento empresa – cliente. Saber ouvir tanto a demanda colocada como seu emissor é fundamental para o atendente ser um solucionador de caso. O posicionamento do colaborador é fundamental para ajudar o cliente.
Muitas vezes quando se consegue mudar a forma de tratar o cliente em seu atendimento, muda-se o próprio comportamento do cliente e isso pode gerar expectativas positivas de ambas as partes. Demonstrar consideração, ser sensível ao assunto colocado, ter empatia, mostrando interesse e esclarecendo tudo o que for necessário de maneira a gerar uma alternativa de solução positiva é tudo o que o cliente deseja.
Quando um cliente reclama, ele está sinalizando prontamente para a empresa oferecendo uma realimentação de um atendimento ou produto falho. Resta para a empresa tornar um fato negativo em algo positivo e corrigir o erro.
Qualidade é quando os clientes voltam e nossos produtos não. ”Lema da Siemens

Nenhum comentário: