jotofi



quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O dilema de ser “autor” ou “ator” do próprio destino


A escola da vida é cheia de opções e cabe a cada um escolher a que melhor se adaptar ao seu estilo de vida. O problema que se apresenta é justamente a diferença entre ser o autor e ator do próprio destino.
Vamos iniciar por aquele que opta por ser ator de seu destino. Na maioria das vezes, as ações e projetos executados por ele, nem sempre são de autoria própria, mas sim de outras pessoas e dessa maneira ele vai agir pelo que é induzido pelos outros. O estilo de vida é na base do vou levando, da acomodação e de pouco exercício no tocante a visão de futuro.
Essa acomodação conduz o indivíduo a um estado constante de inércia, de tal modo que até o cotidiano se torna enfadonho e o dia parece ter mais do que vinte e quatro horas. O ator é um figurante de seu próprio destino, estando muitas vezes esse próprio destino a depender de outras pessoas e de outras situações.
O autor já é bem diferente. Ele descreve a própria missão, estabelece sua visão de futuro, seus valores, quais as estratégias que deseja adotar, com foco voltado para os objetivos e metas traçadas. Ele é protagonista do próprio destino, faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e sempre se encontra antenado com o mercado de trabalho, além de ser pessoa bem informada sobre os acontecimentos do mundo.
O autor de seu próprio destino sabe que quando um projeto estiver por terminar, logo outra lhe sucederá em um processo dinâmico e criativo, cujas soluções aparecem como respostas aos vários desafios enfrentados. A ousadia, a garra e a determinação, são características que conferem um diferencial a todo aquele que deseja ser autor de seu próprio destino.
Vários são os autores de belas frases sobre este tema:
Todo homem é o arquiteto de seu próprio destino. "(Salústio)
Destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha; não é uma coisa que se espera, mas que se busca."(William Jennings Bryan)
Há instantes em que os homens são senhores do seu destino."(William Shakespeare)
A escolha está em suas mãos caro leitor: Ser ator ou autor do próprio destino. De qualquer modo, boa sorte.

Nenhum comentário: