jotofi



quinta-feira, 2 de julho de 2009

Quando pedir ajuda se torna oportunidade de aprender






Normalmente quando você procura um dado endereço a ajuda de alguém se torna a oportunidade certa para aprender e consequentemente chegar ao seu destino. Isso mesmo, pedir ajuda é sempre momento importante para se aprender. Logicamente é preciso saber a quem, como e quando pedir essa ajuda.
Antes de tudo, tenha muito cuidado para não protelar o pedido de ajuda e desse modo transformar o que seria a possível solução em um problema. Diria mesmo que a solicitação poderia ser feita como um pedido de sugestão, pois isto deixaria a outra pessoa mais a vontade. Então, peça uma sugestão em vez de pedir ajuda.
A iniciativa que você deve ter para alcançar a informação para resolver algum impasse em seu trabalho ou em suas relações interpessoais, deve ocorrer de modo a que venha superar receios e proporcionar melhores resultados em sua vida. Logicamente para alcançar sucesso nesta ação, o primeiro passo é saber ouvir as pessoas, depois ter humildade e saber que pedir ajuda a um colega muitas vezes é uma questão de sobrevivência e um teste de humildade para cada um de nós.
Em determinados momentos, você pode solicitar uma opinião ou até mesmo uma ajuda mesmo que não esteja precisando. Isso é um ato de sabedoria, pois irá levá-lo a uma reflexão sobre o assunto. Veja a situação quando você vai comprar uma roupa e a pessoa que lhe atende diz: Em que posso ajudá-lo? Ela será até mesmo capaz de lhe sugerir uma roupa que seja mais adequada a você do que se fosse você mesmo que escolhesse.
Finalmente, é bom lembrar que em toda solicitação de ajuda a confiança é a base de tudo e que a informação é a solução. Falando nisso, você já deve ter se aborrecido com os serviços de telemarketing onde os atendentes são frios e parecem um robô. Não seria melhor um atendimento personalizado, onde você como cliente fosse tratado com respeito e tivesse seus anseios e necessidades atendidos? Posso ajudá-lo?




Nenhum comentário: