jotofi



sexta-feira, 17 de julho de 2009

Conhecendo os Numerati



A era da informatização criou um mundo virtual dentro de um mundo real e nesse contexto, cada vez mais, matemáticos e estatísticos vasculham as trilhas navegadas de tal modo que podem acompanhar que portais estamos acessando e identificar demandas potenciais em função de nossa navegação pelo mundo da internet.
O mundo dos numerati é constituído de uma varredura completa daquilo que vemos na internet, e do que vemos, decompor em partes e a partir daí calcular e agregar valores potenciais às demandas espontaneamente por nós registradas nas diversas páginas em que navegamos.
A pergunta que se faz é: Será que esses números quantificados em função de incontáveis varreduras daquilo que os internautas vêem realmente refletem a expressão dos anseios e necessidades de cada pessoa? A resposta é que nem sempre expressam a realidade, muito embora, possam induzir potenciais demandas de consumo por parte daquelas pessoas ávidas por inovações de mercado.
Um modo bem mais simples, mas com muitas limitações, principalmente quando é o caso de se divulgar coisas boas, é a informação de boca em boca, em que pese a sua lentidão. Partindo desse princípio é que os numerati, agilizam uma série de informações de diferentes pessoas que acessam a internet, e tudo isso com muita rapidez. São banco de dados, currículos, projetos, blogs, páginas de Orkut, e por aí vai.
Se imaginarmos páginas de relacionamento como Orkut, isso por si só, constitui uma inesgotável fonte de informações para os numerati, pois trata-se de uma rede social aberta, acessível a coleta e tabulação de dados.
Agora é preciso saber que números por si só ainda são incompletos. O importante é tomar conhecimento do que realmente esses números querem dizer, ou seja, tomar conhecimento do que está por detrás dos números. Se antes, ao escrever um artigo, ou até mesmo um livro a preocupação maior era saber se as pessoas gostavam, hoje para ter essa resposta é necessário saber quantas pessoas viram tal artigo ou tal livro na internet. É isto mesmo que você está pensando caro leitor! O futuro está nos números e naquilo que eles querem dizer, e isso cada vez mais vai ser utilizado para identificar demandas e para o próprio benefício das pessoas.

Nenhum comentário: