jotofi



sexta-feira, 26 de junho de 2009

Essa tal resiliência




É fato muito comum nas pessoas que participam de palestras com o tema “motivação”, ou até mesmo daquelas que leram livros de auto-ajuda, questionar o motivo pelo qual é tão difícil colocar em prática o que poderíamos chamar de modismos no comportamento das pessoas em uma organização.
Isso pode acontecer com o tema liderança, ou com o tal de feedback (realimentação), mas acontece principalmente quando se aborda o tema resiliência. Antes de tudo é necessário saber o que significa resiliência. Na física significa propriedade que alguns materiais têm de acumular energia, quando submetidos a um esforço e, cessado o esforço, retoma ao seu estado natural, sem sofrer deformações permanentes. Esse conceito foi modificado para ser trabalhado junto ao processo organizacional, e aí configura pessoas que sofrem crises, enfrentam mudanças ou situações de forte estresse e conseguem "dar a volta por cima", transformando sofrimento em competência.
Até aí nada de novo, pois pessoas com estes atributos sempre existiram. Agora a preocupação maior daquelas pessoas que indagam com aplicar esse posicionamento na prática. Sabemos que hoje, mas do que nunca as empresas trabalham por resultados. Daí aparecem os desafios, a adrenalina sobe, a competitividade eleva o nível de estresse dos colaboradores, mas é preciso manter a calma, saber aonde quer chegar e buscar as melhores soluções para os problemas enfrentados.
A resposta para aqueles que dizem que não conseguem está em adotar uma atitude. Nessa vida tudo é uma questão de atitude, e, diga-se de passagem, para pessoas resilientes a atitude deve ser positiva, de tal ordem que o foco das ações deve se concentrar nas possíveis saídas para resolver os problemas que se apresentam no cotidiano do trabalho.
A resiliência sempre conduz o profissional a adotar atitudes e com isso força-o a sair da zona de conforto. Flexibilidade é palavra-chave para ser resiliente. Supere-se, cresça sempre em bases sólidas. "Você pode falhar muitas vezes, mas só será realmente um fracasso quando começar a culpar os outros."
Knox Manning

Nenhum comentário: