jotofi



quinta-feira, 4 de junho de 2009

Organização é tudo!


Você já observou que quando necessitamos de um favor, sempre buscamos aquelas pessoas mais ocupadas e realmente na maioria das vezes, elas são capazes de atender nossa solicitação. Como dizem que tempo é questão de preferência, e também que o tempo é o senhor da razão, então cabe a cada um de nós saber administrar o tempo de cada dia para que o nosso dia-a-dia se torne mais tranqüilo.
O primeiro passo a ser dado diz respeito ao ato de planejar a rotina de seu cotidiano. Na noite anterior, ou no início da manhã de seu dia de trabalho, utilize dez a quinze minutos para planejar o que deverá compor sua agenda diária. É importante saber separar as tarefas, listando primeiro as mais importantes e depois as urgentes. Chamo a atenção para o fato de que não seja agendado um número de compromissos que ultrapasse o limite de atendimento diário, sob pena de eventual desgaste tanto para você como para seus clientes.
Outro ponto importante e que pode se tornar um gargalo é a procrastinação. Diga não ao ato de procrastinar. Procrastinação, segundo Wikipédia, “é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está procrastinando, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos”. "É normal que as pessoas procrastinem até um certo ponto, mas isso se torna um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de alguma desordem psicológica ou fisiológica".
Lembre-se de uma coisa muito importante e que se não for feita poderá lhe causar muito stress que é a realização das anotações em uma agenda e nunca em papel solto ou adesivo tipo “post it”. A agenda foi feita para anotações de pontos importantes do cotidiano de trabalho.
O rendimento do trabalho diário está diretamente ligado com o estabelecimento de prioridades previamente agendadas de tal modo que mesmo que o inesperado aconteça, os procedimentos da rotina diária seguem conforme o estabelecido.
Organização é solução e evitar momentos de desgaste tanto para você como para seus clientes é uma característica desejada que deve constituir um componente de grande valor em sua empresa.

Nenhum comentário: