jotofi



quarta-feira, 27 de maio de 2009

VALORES HUMANOS



Recentemente a imprensa noticiou um daqueles acontecimentos que deixam uma lição de vida sobre os valores que a nossa sociedade impõe no tocante a padrões de comportamento. Susan Boyle foi ao mesmo tempo vítima e estrela do espetáculo protagonizado. Mais precisamente no programa da televisão inglesa “reality show Britain's Got Talent”, um desses programas que revelam talentos até então desconhecidos do público, Susan adentrou ao palco do jeito que ela é e não como as pessoas gostariam que ela fosse.
Até aí nada de novo, a falta de produção para alguns programas dessa natureza é quase regra. Antes de cantar, a protagonista de tal cena rara, deixou os jurados e o público em um clima de desconfiança por sua aparência desleixada e comportamento inseguro, além de dizer que gostaria ser comparada a cantora Elaine Paige.
Após Susan encerrar sua apresentação, o clima do público e dos jurados, antes totalmente negativista, assim como um raio em uma tempestade, mudou da água para o vinho, sendo a cantora desconhecida e desajeitada, aplaudida de pé por todos os presentes. Este fato mostra como a sociedade movida pelo TER em detrimento do SER, rotula padrões de comportamento, vestimento, atitudes, e outras coisas mais, e é rápida no ato de adotar posturas e atitudes com base nas aparências das pessoas.
Esta frase, da jurada Amanda Holden, resume claramente a lição deixada por Susan em sua apresentação: “Eu estou tão chocada porque todos estavam contra você. Eu vejo que nós fomos arrogantes, e você nos deu a maior lição que precisávamos. Só gostaria de dizer que foi um privilégio escutar você aqui”.
A bem da verdade, a lição que fica desse episódio é que as pessoas devem respeitar o próximo, pois é com esta atitude que elas também gostariam de ser tratadas. Todo e qualquer pré-julgamento apresenta grande chance de incorrer em erro, e errar por antecedência é prejuízo que pode e deve ser evitado. É sempre bom lembrar que eventos raros tem baixa probabilidade de acontecer, mas nós não podemos ignorá-los, e parece que a lição deixada por ocasião da apresentação de Susan Boyle se enquadrou nesta situação. É isso mesmo, pois aquilo que vemos tem tudo a ver com o que somos.
________
imagem créditos: www.caminhosdeluz.org

Nenhum comentário: