jotofi



quarta-feira, 6 de maio de 2009

Pensamentos de Drucker.





Peter Drucker é um ícone na área da Administração e ao mesmo tempo sempre se comportou como um homem com a visão à frente do seu tempo. Não só pela maneira de pensar, mas antes de tudo, pela capacidade de visualizar cenários futuros na área da administração.
Um dos pontos que nos leva a reflexão é concernente aos “pensamentos antigos que ainda valem muito”.
O primeiro desses pensamentos diz: Nunca pense e diga “eu”. Pense e diga “nós”. Esta frase dita a um bom tempo mostra claramente que os líderes necessitam do apoio da equipe de colaboradores e ele mais do que nunca é um componente desta equipe. Ninguém pode ser líder de si próprio e a força da liderança está no fato de saber trabalhar bem com o time que possui.
Outro faz referência ao fato de que “toda decisão é arriscada”. O fato de se tomar uma decisão com vistas a algo que possa ocorrer ou não em um futuro próximo, envolve riscos, mas mesmo assim, deve-se trabalhar para minimizar a ocorrência de possíveis erros de modo que a margem de segurança permita que os resultados traçados possam ser alcançados.
“Atrair e reter talentos tornaram-se dois dos desafios centrais da administração.” Com esta assertiva, Drucker já imaginava que o tratamento a ser dado aos talentos deveria ser de um voluntário, ou seja, uma pessoa que faz o que gosta e que mantém seu nível de empregabilidade sempre em alta, de maneira que reter talentos nos dias de hoje, dificulta sobremodo a adoção de políticas de carreiras que não sejam flexíveis.
“O foco deve estar nas oportunidades em vez dos problemas”. Se vivo ainda fosse, diante da atual crise, Peter Drucke diria aos grandes empresários que não olhassem o momento atual como um momento de crise, mas sim de um rearranjo natural de uma economia globalizada que é irrestrita e inexorável. Tempos de crise nos levam a visualizar as oportunidades para superar os desafios que se apresentam.
Encerro com o pensamento que acho ideal para os tempos atuais: Nos negócios humanos é inútil prever o futuro, mas é possível – e útil – identificar eventos importantes que já aconteceram, de forma irrevogável, e que portanto terão efeitos previsíveis nas duas próximas décadas.

Nenhum comentário: