jotofi



sábado, 2 de maio de 2009

IMPRENSA E INFORMAÇÃO





Estamos em um mundo em que cada vez mais, as distâncias se apresentam mais perto do que podemos imaginar. Os meios de comunicação se tornam peças importantes no desenvolvimento econômico e social, principalmente no tocante a assuntos pertinentes ao campo educacional e também àqueles ligados diretamente a cidadania.
Os noticiários da imprensa de um modo geral destacam a possível pandemia que se dissemina mundo afora oriunda do México. No dicionário da Wikipédia temos que: Gripe suína é uma doença infecto-contagiosa ocasionada por uma variante do vírus influenza H1N1.
Não vamos aqui tratar especificamente de possíveis causas e efeitos da citada doença. Vírus constantemente se encontram em processos de recombinação gênica e traçarmos possíveis cenários para esta nova doença seria até certo ponto contribuir para um pânico maior. “A "influenza" é um vírus promíscuo, trocando genes o tempo todo com outros vírus de gripe dentro de organismos humanos e animais. Além disso, sofre mutações constantes. Ambos esses fatores implicam que o H1N1 de repente pode se tornar pior, ou mais brando”. (Ag. Reuters).
Vamos aqui mencionar o importante papel desempenhado na imprensa no sentido de esclarecer a etiologia desta nova doença, bem como contribuir para que a população possa se prevenir, conhecendo melhor sua sintomatologia e possíveis medidas de controle. O papel da imprensa é importante sob todos os aspectos. “Entretanto, o papel da imprensa nos dias atuais é informar a população de todos os acontecimentos que afligem a sociedade, sendo um valioso instrumento de utilidade pública, cumprindo de certa forma um relevante papel social, conscientizando a sociedade de seus direitos e deveres e resgatando assim a cidadania de cada cidadão através da informação”. (Fonte: Webartigos.com Textos e artigos gratuitos, conteúdo livre para reprodução. 1)).
O poder da informação em situações como a desta possível pandemia contribui sobremodo para tranqüilizar a população e ao mesmo tempo cumprir o seu papel de informar contribuindo para o exercício da cidadania. Informação é poder, e a transmissão da informação para a população se constitui em um dos meios para se prevenir no caso presente, problemas maiores advindos de uma nova doença.
__________

Nenhum comentário: