jotofi



quinta-feira, 23 de abril de 2009

ALGUMAS DICAS QUE PODEM MELHORAR SEU COTIDIANO PROFISSIONAL




Um dos grandes problemas dos executivos brasileiros diz respeito ao exercício de uma avaliação da conduta profissional que possa contribuir para um profissional cada vez melhor. Simplicidade e humildade acima de tudo, constituem passos iniciais para trilhar com êxito a conduta profissional.
Imagine quando você se deparar com a primeira idéia que lhe vier à mente. Reflita e avalie, procurando analisar os prós e os contras; busque alternativas, talvez quem saiba um plano “B”. Então, depois de uma avaliação mais precisa, você poderá decidir. Não custa nada lembrar que as idéias não surgem à toa, daí ser necessário, adaptá-las, modificá-las, fazer diferentes arranjos para se chegar ao resultado desejado.
Nunca seja pessimista, achando que as coisas nunca darão certo. Pense grande, até no impossível, que para alguns parece que nunca poderá acontecer, mas que para outros é um sonho que com muito suor, garra e determinação poderá se concretizar.
Procure sempre ouvir a opinião dos outros, mesmo que para isso você não se sinta obrigado a concordar com eles. Use o ato de ouvir como um dos mais poderosos recursos para buscar soluções que atendam a decisão pelo senso coletivo. O fato de ouvir é mão dupla. Para você que ouve, sempre terá uma oportunidade de aprender algo, e para quem fala, o respeito dos outros em ouví-lo é sinal de educação.
Seja disciplinado no tocante a sua agenda diária, procurando obedecer criteriosamente os compromissos então agendados, mas tenha também, tempo suficiente para trabalhar o inesperado, o qual quase diariamente se apresenta para os profissionais, e é nessa hora, que a criatividade, o desprendimento, a habilidade de estar preparado para solucionar casos inesperados, revela o profissional que você é.
Para ter sucesso não basta só ser competente e dedicado, é mais ou menos como diz o consultor de empresas Luis Cabrera: “Talento é ter soluções novas para eventos repetitivos e lidar bem com situações inesperadas”.

Nenhum comentário: