.
Vivemos em um mundo competitivo em que as organizações cobram resultados cada vez mais com maior intensidade, a tal ponto de valorizar profissionais que são capazes de fazer muito com pouco. Neste ponto a imprevisibilidade exige uma postura cada vez mais ativa de seus profissionais.
Trabalhar no limite diminuindo erros, evitando desperdícios é o que todo profissional gostaria de fazer. Mas, eis que de repente, o inesperado se apresenta na forma de um erro. Superar esse momento com uma atitude positiva, sabendo aprender com os erros, é um dos caminhos a ser seguido. Esse tipo de atitude possui um lado positivo, quando do reconhecimento do erro por si só se constitui um ato de humildade e ao mesmo tempo de coragem em buscar a forma correta de diminuir possíveis riscos das coisas darem erradas novamente e com isso dar a volta por cima.
Errar é humano e ser capaz de aprender com os erros é virtude. Virtude é uma das competências fundamentais na vida de um bom profissional. Uma coisa é errar por negligência ou por ser “cabeça dura”. Isso não é postura de um bom profissional. A capacidade de se antecipar aos fatos, avaliando os procedimentos corretos a serem conduzidos é uma virtude que gera pontos positivos.
De modo contrário, o ato de errar por omissão, compromete não só o trabalho do profissional, mas o de toda a equipe. Aprender com os erros tem um lado positivo, pois aquele que é capaz de chegar a esse ponto, por certo teve a coragem de tentar, enquanto outros nem sequer tentam.
Ao cometer algum erro, seja humilde, tenha coragem de comunicar ao seu superior, nunca esconda este fato, porém evite repetir o procedimento errado novamente. Se na empresa que você trabalha, o fato de errar é visto pelo lado positivo, por certo os erros diminuem a cada dia, pois o reconhecimento do erro se sobrepõe ao processo de punição do ato em si.
Finalmente, quando você errar, pergunte-se, o que você faria de diferente para que a repetição do fato não mais aconteça.
Vivemos em um mundo competitivo em que as organizações cobram resultados cada vez mais com maior intensidade, a tal ponto de valorizar profissionais que são capazes de fazer muito com pouco. Neste ponto a imprevisibilidade exige uma postura cada vez mais ativa de seus profissionais.
Trabalhar no limite diminuindo erros, evitando desperdícios é o que todo profissional gostaria de fazer. Mas, eis que de repente, o inesperado se apresenta na forma de um erro. Superar esse momento com uma atitude positiva, sabendo aprender com os erros, é um dos caminhos a ser seguido. Esse tipo de atitude possui um lado positivo, quando do reconhecimento do erro por si só se constitui um ato de humildade e ao mesmo tempo de coragem em buscar a forma correta de diminuir possíveis riscos das coisas darem erradas novamente e com isso dar a volta por cima.
Errar é humano e ser capaz de aprender com os erros é virtude. Virtude é uma das competências fundamentais na vida de um bom profissional. Uma coisa é errar por negligência ou por ser “cabeça dura”. Isso não é postura de um bom profissional. A capacidade de se antecipar aos fatos, avaliando os procedimentos corretos a serem conduzidos é uma virtude que gera pontos positivos.
De modo contrário, o ato de errar por omissão, compromete não só o trabalho do profissional, mas o de toda a equipe. Aprender com os erros tem um lado positivo, pois aquele que é capaz de chegar a esse ponto, por certo teve a coragem de tentar, enquanto outros nem sequer tentam.
Ao cometer algum erro, seja humilde, tenha coragem de comunicar ao seu superior, nunca esconda este fato, porém evite repetir o procedimento errado novamente. Se na empresa que você trabalha, o fato de errar é visto pelo lado positivo, por certo os erros diminuem a cada dia, pois o reconhecimento do erro se sobrepõe ao processo de punição do ato em si.
Finalmente, quando você errar, pergunte-se, o que você faria de diferente para que a repetição do fato não mais aconteça.
3 comentários:
Bela dica Joaquim !
Vou imprimir (com os devidos créditos) e colocar no mural da empresa !
Um beijo carinhoso,
Solange
http://eucaliptosnajanela.blogspot.com
Prof. Joaquim, gostei muito do post, é sempre bom lembrar que somos humanos e erramos, mais também é bom saber que isso ajuda a melhorarmos sempre. Boa dica, até pra nós universitários.......que estamos aprendendo a aprender com a vida acadêmica.
Xeruuuuu
Rosana
Biblioteconomia UFC/Cariri
Olá Joaquim!
Gostei muito do seu post e gostaria de publica-lo em meu site e blog.
www.faculdadedoerro.com.br
www.faculdadedoerro.wordpress.com
Contudo gostaria de uma autorização e é claro que seguirá com todos seus créditos.
Deixe-nos um e-mail autorizando a postagem.
cursos@faculdadedevendas.com.br
Atenciosamente;
Karen Griz
Assessora de Comunicação
Faculdade de Vendas e Faculdade do Erro
Postar um comentário