jotofi



terça-feira, 23 de dezembro de 2008

TEMPO DE REFLEXÃO



Vivenciamos o natal, festa da Cristandade, tempo de reflexão, tempo de renovação. Esta data, uma das mais significativas no meio cristão, serve antes de tudo para avaliarmos nossa conduta, nossa missão, nossos valores e como nos portamos no dia-a-dia.
Liderança – “A habilidade de liderar não está na sabedoria humana, mas, na capacidade de ouvir e obedecer à orientação que vem dos céus.” Os líderes precisam refletir a imagem do Senhor, para que seus liderados o vejam como exemplo digno de imitação. Se você lidera, você serve seu irmão. Seja digno do ato de servir.
Valor do Ser Humano - “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” (Gn 1.26-28). Lembrar que o ser humano foi criado à semelhança do Senhor, e que apesar de em alguns momentos ele poder cair em pecado, mesmo assim, ele apresenta grande valor para si e para os outros, de modo que sua conduta é e sempre será o seu exemplo. Reflita então sobre seus atos.
Responsabilidade para com os outros – Como tratamos o nosso irmão? Somos capazes de estender a mão para ajudá-lo? Somos responsáveis pela maneira como tratamos os nossos irmãos e irmãs. Devemos tratá-los como gostaríamos de ser tratados.
Paciência - “Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade” (Provérbios 16.32). O tempo deve ser administrado, ele é o senhor da razão. É como disse certa vez ao seu motorista o ex-presidente JK: “Devagar que eu tenho pressa!” A paciência é no mundo moderno o grande remédio para se viver bem.
Aproveite o momento de festas e congraçamento para refletir sobre estes e outros pontos importantes na vida de cada um de nós e procure renascer melhor ainda do que o é hoje. Boas Festas!

Nenhum comentário: