jotofi



segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES





Na formação de qualquer profissional são requeridas pelo mercado competências e habilidades que nem sempre são ensinadas nas faculdades. A pergunta que se faz é: Como o profissional, principalmente o iniciante poderá desenvolver essas competências e habilidades. A leitura de bons livros e revistas constitui o passo inicial. É necessário ter conteúdo e adicionar a este conteúdo boa dose de vivência, além de ter uma boa rede de relacionamentos e participar ativamente de palestras, reuniões, congressos, seminários, etc.
O primeiro exercício a ser feito, diz respeito à Visão cultural holística e sistêmica; pois as coisas acontecem devidamente concatenadas em uma relação de causa e efeito que todo profissional deve saber. Ver o todo, contextualizar a situação, é fundamental para a análise de qualquer ambiente.
Possuir o dom da Habilidade de comunicação na igualdade e na diferença, oral e escrita, convencional e eletrônica; é hoje um pré-requisito fundamental a todo e qualquer profissional de sucesso. Comunicar-se bem em diferentes meios e fazer-se entender é ter certeza de uma excelente realimentação das mensagens emitidas.
O mundo muda diariamente em uma velocidade impressionante e para enfrentar todo esse processo é necessário ter boa dose de Flexibilidade para acompanhar evoluções. Ser flexível hoje é como um jogador polivalente, capaz de jogar em todas as posições e dar conta do recado.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é a capacidade de Compreender sistemas complexos. Sabemos que o brasileiro é mestre em transformar coisas simples em complexas. Evite de todos os modos incorrer neste erro. Finalmente, poderia citar algumas outras competências e habilidades que são fundamentais a qualquer profissional que deseja alcançar sucesso e ser bem sucedido, tais como: Aptidão no uso da razão e da emoção; Conhecimento equilibrado: generalista e especializado (uma base de conhecimentos bem eclética com possibilidade de aprofundamento em uma área específica); Iniciativa criadora; Domínio metodológico pluralista; Competência no relacionamento interpessoal; Propensão para o trabalho em equipe; Ação de liderança; Motivação diante de adversidades e contrariedades; Postura ética fundamentada em valores universalmente consagrados. Procure relacioná-las em local onde você possa vê-las diariamente e não se esqueça de por em prática.

Nenhum comentário: