jotofi



sexta-feira, 4 de junho de 2010

ATITUDES PROFISSIONAIS





Um profissional bem antenado com o mercado deve estar atento a determinadas atitudes. Uma delas é saber que determinados comportamentos e postura adotados no passado, não necessariamente irão servir para os dias de hoje. Existe toda uma dinâmica que sinaliza as mudanças, daí ele deve posicionar-se como um profissional resiliente, que com a flexibilidade que possui de se adaptar às mudanças, estará sempre em dia com o mercado.

Outro ponto a ser levado em consideração é o fato de que a progressão funcional é condicionada por uma senóide, em que em alguns momentos o profissional estará em ascensão vertiginosa, e em outros oscilará pra baixo e depois avançará em busca de seus resultados. O mais importante é avaliar se o desempenho está de acordo com o planejado e com a missão, visão e valores da organização.

Para alcançar o êxito no desempenho profissional, é bom lembrar que os objetivos de carreira traçados devem ser priorizados, não perdendo o foco nos resultados, mas os caminhos para se chegar ao sucesso devem ser flexíveis e bem administrados.

A empatia é outro ponto a ser considerado. O bom profissional seja em que situação for, deverá pensar bem antes de tomar qualquer atitude. Colocar-se no contexto, onde ouvir e se colocar no lugar do outro, conduzirá a uma reflexão evitando dessa maneira atitudes intempestivas.

Não a centralização! O profissional que centraliza e não delega, se prende a atividades de cunho operacional e se esquece de trabalhar a estratégia. Uma justificativa para este posicionamento é o fato de que os profissionais cada vez mais são exigidos quanto a adoção do senso de urgência na execução de seus trabalhos.

No mais alguns lembretes: não se esqueça de cuidar da sua reputação. Seja um profissional de atitude. Procure lembrar sempre que vivemos em um tempo que trabalhamos, aprendemos e temos lazer ao mesmo tempo, como diz o sociólogo italiano Domenico De Mais.

Nenhum comentário: