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quarta-feira, 28 de abril de 2010

Educação em 3 tempos





Tempo 1: Os tempos são outros e a questão ambiental requer uma mudança de atitude no que diz respeito ao processo de cópias de artigos, trabalhos, etc. Com a grande massa de informações disponíveis na internet, é preciso um repensar especial no processo de ensino e aprendizagem.

Esse repensar exige uma nova postura do mestre e dos alunos, onde o primeiro passa a estimular os alunos a procurar entender os assuntos, contextualizar, comparar, traçar paralelo, discutir em rodas de conversa e procurar dessa forma assimilar melhor o conteúdo do assunto.

Tempo 2: O novo papel do professor, exige uma mudança de postura, onde a mudança do estilo da aula no sistema tradicional, muitas vezes enfadonha para o aluno, onde a passividade é a regra, requer um novo estilo, onde o professor passa a desempenhar um papel de facilitador estimulando os alunos para realizar novas atividades de modo a fazê-los desenvolver competências e habilidades e desse modo tornar o ato de aprender mais dinâmico.

A interação passa a ser a regra, de modo que seminários, debates, rodas de conversa, tornam-se atividades que conduzem os alunos a uma reflexão sobre um determinado tema e cria oportunidade a participação de todos.

Tempo 3: Cuidados que o mestre deve ter em sala de aula: É necessário ouvir os alunos para um melhor desempenho na sala de aula. É necessário avaliar os conteúdos e buscar o entendimento de como fazer o aluno aprender melhor e participar mais ativamente das aulas.

É necessário sempre que possível fazer uma auto-avaliação, com muita clareza, examinando os pontos positivos e negativos. Analisar os pontos falhos e aprender com eles é a fórmula do sucesso.

A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido."

(Burruhs Frederic Skinner)

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