jotofi



sexta-feira, 16 de abril de 2010

Lembretes para cada dia





Quase que diariamente, saímos para o trabalho e logo no começo do dia ficamos diante de duas situações: temos uma agenda planejada com todos compromissos agendados, ou no estilo da música do compositor Zeca Pagodinho – “deixa a vida me levar...”

Seja qual for a situação, temos que nos lembrar de pontos importantes para o êxito dos trabalhos diários. A primeira delas é que na rotina de trabalho temos que tirar proveito das diferenças e saber como tornar isto positivo para alcançar os resultados planejados. A diferença de pensamento, de opinião é muitas vezes salutar para o líder e para seus colaboradores. Ela é capaz de colocar na mesa todas as opções possíveis para se solucionar um determinado problema.

2. Uma postura proativa é mais desejada do que se pensa. Se antecipar aos fatos, evitar possíveis desgastes, criando sinergia no ambiente de trabalho é antes de tudo antever aquilo que ninguém viu.

3. Comunicação clara e objetiva, compreendendo os anseios e necessidades de clientes e colaboradores, e acima de tudo, ouvindo-os, cria um ambiente de trabalho dinâmico que fortalece as relações interpessoais na organização.

4. Focar as ações naquilo que é mais importante, embora sabendo distinguí-las daquelas urgentes, cria clima organizacional para a eficácia e eficiência. Nada da filosofia de esquina de “empurrar com a barriga”. Trabalho produtivo não pode gerar desperdício de tempo.

5. Finalmente, pensar grande com vistas a alcançar um futuro promissor é o objetivo de cada gestor em uma organização. Deste modo, o pensamento positivo, o otimismo, a vontade de fazer, de aprender sempre, de ouvir e valorizar as pessoas.

Como dizia Justin Herald: “Atitude! Tudo é questão de atitude.”

Nenhum comentário: