jotofi



quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

De olho em você!





O título da coluna de hoje é uma frase dita por um humorista em um programa de TV. E de olho em nós, estão as câmeras instaladas nas grandes cidades, no comércio e em vários lugares, cada vez mais se tornando um acessório de grande utilidade.

Na verdade, sorria porque você está sendo filmado é outra frase muito comum em diversos locais, avisando logicamente que naquele local existem câmeras realizando a filmagem de tudo o que acontece. Isso é tecnologia gerando solução para diversos problemas, mas dependendo do modo como é utilizada pode gerar outros problemas, principalmente quando as atitudes e comportamentos do ser humano não se encontram condizentes com as questões éticas.

Câmeras, micro-câmeras, gravadores de áudio, celulares, MP7, MP9, e outros similares, são produtos utilizados com grande intensidade no nosso cotidiano e apresentam recursos de áudio e vídeo suficientes para gravar desde pegadinhas, passando pelas videocassetadas até gravações de reuniões que fecham acordos espúrios que conduzem fatalmente a geração de corrupção.

No futebol, não tem sido muito diferente, pois gol com a ajuda da mão tem sido uma constante e os árbitros não conseguem ver, face ao mau posicionamento, ou ao preparo físico deficiente, mas as câmeras mostram claramente os lances com detalhes que não deixam margem para detectar a realidade do fato acontecido em detrimento de um fenômeno observado. Isso porque o fato é a realidade, ou seja, o gol feito com a ajuda da mão, e o fenômeno a interpretação de como o árbitro ou bandeirinha e a platéia viram o lance.

Um ponto importante no que diz respeito ao uso dessas tecnologias é que em alguns setores, o seu uso legal já contribui para evitar e na maioria das vezes solucionar problemas que ocorrem no nosso cotidiano. Não esqueça: Sorria porque você está sendo filmado!

"Para uma tecnologia de sucesso, a realidade deve ter prioridade sobre as relações públicas, pois a Natureza não pode ser enganada."

(Richard Feynman)

Nenhum comentário: