jotofi



quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O bom comportamento profissional



Ser um profissional capaz de fazer a diferença é peça fundamental para todo aquele que queira se destacar no trabalho e deste modo, possuir a fama de profissional íntegro, ético, capaz e dedicado. Sabe-se que uma postura inadequada pode muitas vezes fazer com que o profissional possa ser visto pelos outros como um incompetente e irresponsável.

Não existe uma regra fixa para se obter um bom comportamento profissional, mas antes de tudo, a boa formação educacional obtida tanto no lar como no banco da escola e da universidade, constituem o ponto de partida para atingir os objetivos traçados para ser um profissional de sucesso e bem conceituado no seu ambiente de trabalho e pelos clientes.

Pontualidade, aparência, organização do ambiente de trabalho, boas relações interpessoais, são alguns predicados que norteiam a busca pela excelência no trabalho e com isso ser um profissional que faça a diferença. No tocante ao processo de comunicação, a regra é ser transparente, eficiente, falar somente o necessário e de modo claro e lembrar-se de que mesmo tratando com o superior é desaconselhável falar assuntos só no intuito de agradá-lo, pois isto não soma pontos para nenhum colaborador.

Quanto à ética, ela é mais do que aquilo que se possa imaginar em um código. É respeitar as diferenças individuais, buscar sempre o melhor resultado, recusar presentes que denotem intenções de corrupção, não usar o cargo que ocupa para obter favores pessoais, nunca criticar colegas quando estiverem ausentes e mais do que nunca ser honesto em qualquer situação.

“A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular. "

(Mahatma Gandhi)

Nenhum comentário: