jotofi



sexta-feira, 17 de abril de 2009

TRANSDISCIPLINARIDADE



A educação em pleno século XXI, apresenta desafios cujas soluções passam pela interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e pela transdisciplinaridade. É de conhecimento de todos, e isso não pode e nem deve ser ignorado que o sistema tradicional de aula por si só, não é mais capaz de segurar a atenção de um aluno. A atitude muitas vezes de passividade durante uma aula cria um verdadeiro abismo entre o mestre e os discentes.
No âmbito universitário a coisa não poderia ser diferente. Partindo do princípio que a formação acadêmica é disciplinar, a própria pesquisa também é disciplinar, e que o disciplinar se constitui em uma forma clássica produtora de cultura, como um método cotidiano de investigação, como se poderia trabalhar melhor o ensino de uma disciplina dentro de uma concepção holística e sistêmica?
Normalmente no cotidiano, somos transdisciplinares e agimos desta maneira, mas quando adentramos a uma sala de aula nos tornamos disciplinares. Sabemos que o cenário do conhecimento, principalmente nos dias de hoje, se ampara na ampliação e diversificação dos espaços de produção do saber e do como fazer. A socialização do conhecimento passou a ser a regra diante de uma sociedade pautada no capital intelectual. Hoje o pesquisador sabe que a sociedade rejeita sob todos os aspectos o conhecimento enclausurado bem como a forma de trabalho que se baseia no individualismo fechada para si mesmo.
Por outro lado, sabemos que existe uma necessidade continua de realizarmos pesquisas científicas em áreas específicas de conhecimento em função da dinâmica cada vez maior no âmbito das inovações tecnológicas, principalmente no campo das doenças de plantas. O resultado de tudo isso se dá na forma de como a sociedade se comporta no tocante ao conhecimento. Exige-se um conhecimento que se abra para outras áreas, procurando integração e diálogo, que saiba distinguir bem o que é causa e o que é efeito.
A disciplinaridade de um modo geral, busca aprofundar e ampliar conhecimentos da área, bem como descobrir novos recursos tecnológicos que possam contribuir para a solução dos problemas que se apresentam no dia a dia. Quando ensinamos constatamos que a disciplinaridade possui limites bem estabelecidos pela área, os quais dificultam a conhecer melhor os “porque”, os “como”, os “onde”, etc.
• A palavra transdisciplinaridade de vez em quando vem junto com: holismo, complexidade, integração, novos paradigmas. A transdisciplinaridade é a busca do sentido da vida através de relações entre os diversos saberes (ciências exatas, humanas e artes) numa democracia cognitiva. Ela percorre as diversas ciências, indo para além delas, não se preocupa com limites ou fronteiras, mas busca a integração em sua investigação com outros modos de conhecimento como a religião, o transcendente, o antropológico cultural com suas riquezas de tradições, com fenômenos paranormais.
• Finalmente, para uma melhor compreensão, a transdisciplinaridade tem como objetivo primordial uma formação que visa a compreensão de nós mesmos, de nossa realidade, do modo como nos relacionamos com ela, e das emergências dessa relação.

Nenhum comentário: